O govenador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou neste domingo (20) o decreto nº 19.783 luto oficial de três dias em memória das 500 mil mortes por Covid-19, marca que o país atingiu nesse sábado (19). Veja a íntegra do decreto.
O decreto entrou em vigor neste domingo e segue até terça-feira (22). O texto, além de lamentar as vidas perdidas para Covid-19 no país, lembra as quase 6400 vítimas da doença no Piauí.
Palácio de Karnak, sede do governo do Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI
Em um vídeo publicado na sua página no Twitter neste sábado (19), o governador lamentou o número de mortos, e citou a vacinação como caminho para vencer a pandemia.
“[...] temos que focar, mais do que nunca, naquilo que pode salvar vidas, para evitar tragédia maior ainda: garantir vacina, variadas vacinas para mais vacinação. Nós não podemos ter a burocracia ganhando do pacto pela vida”, disse Wellington Dias.
A média geral é de mais de 1 mil mortos por dia, mas o ritmo variou e subiu bastante desde o começo de 2021. No pior momento, em abril, chegamos a registrar média móvel semanal acima de 3 mil mortos diários; nos últimos dias, voltamos a ver essa média bater a marca de 2 mil vidas por dia, o que preocupa diante da lenta evolução nos números de vacinados.
A marca dos primeiros 100 mil óbitos no Brasil foi atingida quase 5 meses – 149 dias – após a primeira pessoa morrer pela doença no país. Dos 100 mil para os 200 mil, passaram-se outros 5 meses – 152 dias. Já para chegar aos 300 mil, foram necessários somente 76 dias, período que caiu quase pela metade quando chegamos a 400 mil em mais 36 dias.
Agora, de 400 mil a 500 mil mortes o salto se deu em 51 dias, evidenciando que a queda no ritmo de mortes não foi tão significativa assim passado o pior momento.