Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
5G está em negociação e a exploração comercial deve começar em 2022
20/09/2021 07:56 em Tecnologia

Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um assunto que tem sido muito divulgado na mídia é que a tecnologia de comunicação 5G está chegando. Mas, será que ela já está nos telefones celulares que usamos? Ou eles vão ficar obsoletos? E o telefone fixo, vai desaparecer?

Quem explica é o engenheiro de telecomunicações Anderson Kohl. Ele relata que o sistema 5G ainda está em fase de negociação no Brasil, e não está definido o padrão que vai ser adotado: americano, chinês ou europeu.

Sobre os aparelhos atuais, Anderson explica que, enquanto os sistemas até 4G se comunicam com uma antena de cada vez, com a tecnologia 5G, a comunicação acontece com mais antenas ao mesmo tempo.

Então, os celulares que estamos usando agora ainda terão utilidade, mas será preciso novos aparelhos para acessar todos os recursos disponíveis em 5G.

E o telefone fixo? Vai desaparecer? Afinal, muita gente já abriu mão de ter um aparelho residencial, e só usa o móvel. Caso do motorista Breno Rezende, de Taguatinga, no Distrito Federal, que mantém sua linha porque o pacote de internet é vinculado ao telefone fixo.

O engenheiro Anderson Kohl acredita que o uso do telefone fixo vai ficar ainda mais reduzido, mas não acredita que esse sistema vai ser abandonado.

Anderson Kohl acredita que a exploração comercial do sistema 5G vai começar em 2022 no Brasil.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

 

COMENTÁRIOS