PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ministro abrirá circuito no Parque Serra da Capivara com escada gigante; assista vídeo
16/10/2021 08:58 em Picos

 

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, confirmou visita ao Parque Nacional Serra da Capivara para terça-feira, 19, Dia do Piauí, para entregar uma nova estrutura no local. Joaquim Leite estará acompanhado do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fernando César.

A área visitada pelos ministros e comitiva será aberta pela primeira vez desde de março do ano passado, que estava fechada devido a pandemia. O ministro do Meio Ambiente vai entregar a escada gigante com 114 degraus encravada no circuito da Pedra Furada onde o visitante terá acesso ao Baixão do Rodrigues.

Com melhor acesso e mais seguro, o visitante subirá a escada e poderá contemplar a vista panorâmica onde se pode verificar a grandiosidade do parque. Parte das passarelas e escadas foram também revitalizadas para receber os visitantes. As melhorias estão sendo feitas com emenda parlamentar do ex-deputado Paes Landim.

Devido a pandemia, alguns circuitos ainda estão fechados para visitação, principalmente os boqueirões com protocolos silvestres contra a Covid-19 em proteção aos  animais entre eles primatas e felinos. 

Foto: Yala Sena

Mas o visitante poderá apreciar os circuitos do Boqueirão da Pedra Furada, alguns desfiladeiros estão abertos, a Serra Branca e outros.

Patrimônio da humanidade

O Parque Nacional Serra da Capivara é patrimônio da Humanidade e abriga o maior sítio arqueológico do país e possui inscrições rupestres de dez mil anos. 

Criado em 1979, o parque tem 1.300 sítios arqueológicos catalogados pelo Iphan (Instituto Brasileiro Patrimônio Cultural). A área tem cerca de 130 mil hectares. 

Foto: Ascom/Ministério do Meio Ambiente

Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite

As pesquisas da arqueóloga Niède Guidon, a guardiã do parque, mudaram a história da origem do Homo sapiens. A pesquisadora sustenta que o homem chegou ao continente americano há pelo menos 100 mil anos, a partir da África. Até então, acreditava-se que o estreito de Bering, entre a Rússia e os Estados Unidos, havia sido o caminho usado pela espécie para ocupar as Américas.

A Fumdham administra o parque numa co-gestão com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e sempre enfrenta dificuldades financeiras. 


Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

COMENTÁRIOS