PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Fenômeno da ‘carnaúba que chora’ impressiona e espanta moradores em Sussuapara; veja vídeos
Piaui
Publicado em 29/12/2021

Um fato inusitado, jamais visto, está deixando moradores impressionados na localidade Carnaubal, na cidade de Sussuapara, região Centro-Sul do Piauí.

No local que leva o nome devido à quantidade de carnaúbas, cinco pés da palmeira sendo duas gêmeas e mais três ao redor, estão brotando água de suas copas. O fenômeno tem causado muito espanto e admiração.

O fenômeno, segundo relatos de moradores, nunca tinha sido visto antes, o que ainda está sendo analisado por engenheiros agrônomos que tiveram conhecimento do caso.

Vídeos foram gravados pelos moradores locais e em um deles é possível notar que as árvores respingam água, “choram” constantemente como se fosse garoa ou até mesmo um chuveiro ligado, mesmo de pouca vazão.

O engenheiro agrônomo, Alan Michel, teve conhecimento do fato. Ele destaca que requer uma análise para identificar o que provoca tal fenômeno.

“Recebemos alguns vídeos da carnaúba. Realmente é um fenômeno que não havia sido constatado ainda na nossa região. Sabemos a carnaúba é genuína de lugares onde acumula muita água, em terrenos argilosos, que podem estar nessa mesma linha de pensamento, da evapotranspiração (evaporação de folhas e solos), mas requer um estudo, uma análise. Vamos buscar algumas informações com a universidade e tentar descobrir que tipo de fenômeno é esse que a planta chora, ela chove. Vamos avaliar e buscar junto com a academia uma resposta, que de fato é muito curioso”, esclarece o engenheiro.

A carnaúba é uma palmeira típica do Nordeste Brasileiro, muito comum do semiárido do Piauí. De vida longa tem seu nome derivado do tupi e significa árvore que arranha, por conta da camada de espinhos que cobre a parte inferior do caule. A planta nasce em solos arenosos, alagadiços, várzeas ou margens dos rios.

Da redação Cidades na Net, com informações da rádio FM Cidade Modelo e do Cerratinga

Comentários