O número de atendimentos a pacientes com sintomas de gripe aumentou 400% na primeira semana de janeiro de 2022 no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. As queixas mais comuns são: dor de cabeça, dor muscular, astenia (fadiga do corpo), vômito, diarreia e, em alguns casos, febre.
O que demonstra que Picos e microrregião estão vivendo uma epidemia do vírus Influenza. Assim, o Hospital Regional Justino orienta a população que, ao apresentar sintomas de gripe, busque atendimento médico nas Unidades de Saúde do município.
Os adultos com síndromes gripais deverão procurar o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), no período da manhã e tarde. Já as crianças, devem procurar o Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM), no turno da tarde, de segunda à sexta-feira.
O Hospital Justino Luz é referência para atendimentos de casos moderados a graves. Portanto, devem ser encaminhados à unidade somente os pacientes com esse perfil, para evitar superlotação.
O diretor técnico do Justino Luz, Tércio Luz, orienta ainda os cuidados preventivos para evitar a transmissão da gripe. “Reforçamos que a população continue usando máscaras, higienize as mãos e evite locais com aglomeração de pessoas. O setor para atendimento de síndromes gripais é referência para casos moderados a grave que, geralmente, necessitam de internação. Pedimos ajuda as outras instituições de saúde para que sejam encaminhados para o Hospital Justino Luz apenas estes casos. Assim vamos conseguir com a rede de saúde integrada propiciar à população um bom fluxo de atendimento aos pacientes com síndromes gripais” concluiu Tércio.
Fonte: ascom Justino Luz\ Fepiserh