Os principais alvos da campanha são pessoas com dívidas contraídas de bancos ou financeiras e que não possuem bens dados em garantia.
Inicia na próxima segunda-feira (7 de março) o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira, para renegociação de dívidas de pessoas físicas com instituições financeiras. A ação que ocorre em parceira com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor e os Procons de todo o país vai envolver mais de 160 bancos e financeiras.
Os principais alvos da campanha são pessoas com dívidas contraídas de bancos ou financeiras e que não possuem bens dados em garantia. Na ação, que seguirá até o dia 31 de março, será possível negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.
No site da campanha, é informado que não serão aceitas negociações de contratos que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis) ou que que estejam com as parcelas em dia. Inclusive lança um alerta:
"Quando você deixa de pagar as parcelas do financiamento com bens em garantia (carro, motocicleta ou imóvel, por exemplo), pode perder o bem. Priorize a regularização dessas dívidas entrando em contato diretamente com seu banco ou financeira", indicou a página.
Além de ajudar na quitação de dívidas, o Mutirão também tem o objetivo de orientar financeiramente o consumidor. Essa orientação será prestada pelas instituições participantes e pela Febraban, que disponibiliza mais de 500 conteúdos exclusivos e práticos no portal Meu Bolso em Dia.