Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Em Picos, pessoas com deficiência receberão aparelhos de locomoção através do Projeto Passo à Frente
05/05/2022 13:09 em Picos
Foto: Reprodução SESAPI

Na manhã da última terça-feira (03) a coordenadora de Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Jesus, conhecida popularmente como Maninha, concedeu uma entrevista à Rádio Grande FM, para falar sobre o programa Passo à Frente, que consiste em auxiliar pessoas que possuem deficiência física e que acabam não tendo condições de arcar com os equipamentos necessários para locomoção, tendo no programa uma oportunidade de conseguir esses aparelhos.

Segundo Maninha, para ser contemplado no projeto é necessário que a pessoa tenha uma deficiência que necessite de meios de locomoção e não tenha como adquiri-los sozinho. Ela informa que este terá início na próxima segunda-feira (09) e segue até a sexta (13).

“Todas as pessoas com deficiência podem estar procurando a unidade básica de saúde, o postinho de saúde, entrando em contato com o assistente social ou com o agente comunitário de saúde para estar se informando como é feito esse processo, para que possam participar do projeto”, informou.

A execução do projeto em Picos acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Saúde do Estado – SESAPI.

No município, a ação conta com a colaboração de agentes comunitários de saúde para identificar as pessoas que se enquadram nos parâmetros estabelecidos pelo programa. Eles são responsáveis pela coleta de dados do público alvo, que serão encaminhados para o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Oficina Ortopédica de Teresina. Os aparelhos são solicitados através do SUS, e são recebidos posteriormente pelo próprio sistema.

Após concluir a relação do número de pessoas contempladas, a equipe voltará após 60 dias com todas as demandas que foram solicitadas prontas para a entrega.

Entre esses aparelhos estão incluídos: cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas, bengalas, andadores, calçados para pré-diabéticos, próteses, coletes, botas ortopédicas e palmilhas.

A coordenadora esclareceu quais documentos serão necessários para entrar no projeto, são eles: prescrição médica do posto de saúde ou fisioterapeuta, RG ou documento com foto legível, CPF, cartão do SUS, título de eleitor e E-SUS individual e domiciliar, comprovante de endereço atualizado e dois telefones para contato.

Após a demanda ser entregue, os pacientes terão direito a assistência do posto de saúde. O programa conta com uma equipe composta por enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais comunitários, agentes sociais e comunitários.

Maninha relatou ainda que o programa já tem uma história com a cidade. “Esse programa aconteceu já por três vezes em Picos, se não me engano começou em 2012, e já não somos as primeiras pessoas a participar”, concluiu.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Tocador de áudio

 
 
 
00:00
 
COMENTÁRIOS