Ministro Wellington Dias acompanha o presidente Lula em missão em Roraima
O ministro Wellington Dias confirmou ao blog que vai acompanhar o presidente Lula neste sábado (21) em visita aos povos indígenas Yanomami.
Após uma denúncia de fome e desnutrição de crianças e jovens indígenas, em Boa Vista, capital de Roraima, o governo federal publicou uma decreto instalando um comitê de crise para combater a crise no local de garimpo ilegal. O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, confirmou ao blog que vai acompanhar o presidente Lula neste sábado (21) em visita aos povos indígenas Yanomami.
Lula está com viagem marcada para a Argentina amanhã, mas antes resolveu ir ao local.
“O objetivo é tratar de forma emergencial aquilo que necessita de atenção emergencial, integrado com estado e municípios às entidades, a presença das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e Segurança e aqui ter um plano que possa garantir dignidade aos povos indígenas e população de Roraima”, disse Wellington Dias.
- No local será usada a estrutura de um Hospital de campanha e serão enviados medicamentos para combate o grave problema.
-
Mais cedo o presidente, usou as redes sociais para anunciar a viagem.
“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”.
O presidente estará acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Saúde, Nísia Trindade, dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, da Secretaria-Geral, Márcio Macedo, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Gabinete de Segurança Institucional, General Gonçalves Dias.
Também integram a comitiva o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba.