Atualizada às 15h20
Às 15h, o presidente da OAB-PI iniciou a abertura da mesa de arguição dos 14 advogados postulantes às seis vagas na lista que será enviada ao TJ-PI. Após um sorteio prévio, cada um dos candidatos responderão individualmente as perguntas dos membros do Conselho e, ao termino, se inicia a votação.
“Que façam um bom debate. Todos que estão aqui realmente são competentes e aptos a concorrer a vaga de desembargador. Somos 34 conselheiros e cinco ex-presidentes com direito a voto, então o candidato que conseguir 20 votos estará automaticamente classificado”, disse o mandatário da Ordem.
O Cidadeverde.com apurou que entre os candidatos, os favoritos para comporem os seis nomes na lista da OAB-PI são os advogados Wildson Oliveira, Agrimar Rodrigues, Claudia Paranaguá, Aurélio Lobão, Álvaro Fernando e Francisco Einstein.
Matéria original
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) vai realizar nesta quinta-feira (30), às 15h, a Sessão Ordinária do Conselho Pleno que vai definir a lista sêxtupla constitucional com os nomes dos advogados que vão disputar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí por meio do Quinto Constitucional.
Antes a definição da lista era realizada primeiro por meio de eleição direta onde os advogados da ordem escolhiam 12 nomes e depois mandavam para o Conselho definir seis nomes. Agora a eleição acontece diretamente com o Conselho Pleno, que dos atuais 14 nomes deve votar em seis por votação secreta.
O Conselho Pleno tem 39 votantes, sendo 34 conselheiros e conselheiras eleitos em 2021 e cinco membros Honorários Vitalícios com direito a voto de acordo com o Estatuto da Advocacia, são eles: Fides Angélica, Reginaldo Furtado, João Pedro Ayrimoraes, Luiz Gonzaga Soares Viana e Celso Barros Coelho. Cada um deles poderá votar em até seis candidatos.
Após a eleição, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, irá entregar a lista ao presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Hilo de Almeida, para formação da lista tríplice.
Com a definição de três nomes, eles serão encaminhados para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que irá fazer a definição final com a escolha do nome do novo desembargador.
Confira os candidatos:
- Agrimar Rodrigues De Araújo
- Álvaro Fernando Da Rocha Mota
- Aurélio Lobão Lopes
- Claudia Paranaguá De Carvalho Drummond
- Fábio Leal Da Silva Viana
- Francisco Einstein Sepúlveda De Holanda
- Joffre Do Rego Castello Branco Neto
- Jozimar Laurentino De Paula
- Lilian Firmeza Mendes
- Maria Do Amparo Rodrigues Lima
- Reginaldo Miranda Da Silva
- Samea Beatriz Bezerra Sá
- Thiego Monthiere Carneiro Borges Vieira
- Wildson De Almeida Oliveira Sousa
Bárbara Rodrigues (Com informações da OAB)
redacao@cidadeverde.com