Unificar a comunicação entre as forças de segurança de forma rápida e segura é um dos objetivos do novo sistema que foi adquirido pelo governo do estado no combate a criminalidade. Nesta quinta-feira (30), o governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, anunciam a compra de rádios móveis digitais que unem voz e dados em uma tecnologia avançada e de conectividade continua.
A ideia é unificar a comunicação entre as forças de segurança como as Policiais Militar, Civil, Federal, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal. É um sistema que usa recurso de banda larga e que facilita a comunicação até mesmo onde os aparelhos celulares não têm acesso.
Antes da viagem ao exterior, o governador assina o contrato para aquisição do equipamentos, softwares e contratação de serviços para implantação do Sistema de Comunicação Integrada Digital (voz e dados) para as Forças de Segurança do Piauí. A solenidade acontecerá às 18h, no Palácio Karnak.
O sistema possibilitará a radiocomunicação digital entre as unidades de segurança, viaturas policiais e outros serviços classificados como de comunicação crítica, conforme padrões internacionais de operabilidade.
Para o secretário Chico Lucas, a contratação representa um marco histórico para a integração das Forças de Segurança que passarão a contar com um sistema de comunicação moderno, capaz de se conectar com a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, inclusive com as outras forças de segurança sejam nacional (Polícia Federal e PRF), ou municipais (Guardas Municipais).
A execução prevê a implantação em Teresina e nas regiões Metropolitana, Norte, Cerrados e Semiárido, contemplando, assim, a cobertura em todo o Piauí. Nesta primeira fase, será contemplada com a integração digital da comunicação a capital e as regiões Metropolitana e Norte do estado.
A contratação será realizado pelo Estado do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, por meio dos recursos do Tesouro Estadual. O investimento total é de mais R$ 45 milhões, sendo contemplado na etapa inicial a execução da capital e região metropolitana até o extremo norte será destinado um montante de R$ 26 milhões.
Flash Yala Sena (Com informação da Segurança)
redacao@cidadeverde.com