PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Panorama: Rafael Fonteles espera time completo no jogo sucessório em Picos
15/07/2023 20:44 em Política

O que mais se comenta na Capital do Mel é que o governador Rafael Fonteles (PT) está moldando o nome do deputado Pablo Santos (MDB) para tentar tirar o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) do comando do Palácio Coelho Rodrigues. Mas pelo visto, o governador vem conduzindo o processo com muito cuidado.

Econômico

Em recente visita à cidade, o governador foi indagado por este colunista, primeiro se realmente já havia fechado questão em torno do nome do deputado Pablo. Segundo se ele, Rafael, espera contar com todas as forças políticas que lhe apoiaram em sua vitória na eleição de 2022, no pleito vindouro.

Igual a mussum

Bem, sua excelência foi bastante econômico nas respostas, antes de responder, o gestor ponderou que a agenda era administrativa e não política, mas educadamente, no entanto, foi mais liso do que o mussum no fundo de um açude. O menino de Lula respondeu que espera sim contar com o apoio dos líderes e até mesmo ampliar o número de apoiadores e que o deputado Pablo é um excelente nome.

Incomodados

Diversos integrantes do grupo que faz oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), estão demonstrando bastante incomodados com a postura do ex-prefeito Zé Neri. O romeiro ultimamente tem jantado com paraibano e no dia seguinte almoça com o governador Rafael Fonteles (PT).

Natural

De acordo com um nerista de longas datas, o comportamento do ex-gestor é mais do que correto. Segundo ele, Zé Neri tanto ajudou eleger Gil como Rafael, então é natural que ele e seu grupo participe dos dois governos.

Olha a onda

A leitura que é feita pelos analistas políticos da Capital do Mel, é que o homem de muita fé irá ficar surfando de forma alternada nas duas praias até que em uma delas a água bata no bumbum, aí ele escolherá a que tiver melhores ondas.

De volta à cadeira

O vereador Francisco das Chagas de Sousa, o  Chaguinha(PTB), retornou à sua cadeira na Câmara Municipal de Picos na sessão da última quinta-feira (13), o parlamentar que se afastou do mandato por quatro meses para dar oportunidade ao primeiro suplente do partido, Matusalém Almeida. O petebista afirmou à coluna que volta com disposição para defender os interesses da população no parlamento local.

Com um pé dentro

Pela primeira vez o presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros (Progressistas), assumiu publicamente que poderá colocar o seu nome à disposição do eleitorado picoense na eleição do ano que vem. O vereador declarou que vem conversando com os demais integrantes da frente que faz oposição ao prefeito Gil Paraibano, mas segundo ele, quem vai definir o ambiente político é o eleitor, e se sentir que o eleitorado está inclinado ao seu nome, estará à disposição sim para o embate eleitoral.

 

Olha o cacique aí gente

Bom que quem achava que a pré-candidatura do empresário Luiz Francisco Araújo do Rego Mello, mais apelidado por “Cacique”, seria fogo de palha, se enganou. O homem está levando a ideia à sério e já colocou a pré-campanha na rua. Já há quem diga nas rodas de conversas da política local que a atitude do pré-candidato poderá dar uma esperada no grupo oposicionista ao Palácio Coelho Rodrigues.

 

Chegou chegando

O empresário Getúlio Carvalho assinou, de forma simbólica, sua ficha de filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A solenidade aconteceu na sede do diretório estadual do partido em Teresina. A caneta que Carvalho assinou o documento foi entregue pelo presidente da legenda no estado do Piauí, o senador Marcelo Castro. Os deputamos Castro Neto e Severo Eulálio atestaram a validade do certificado. Segundo o novo emedebista, posteriormente um megaevento será realizado na cidade de Picos para dar as boas vidas aos novos filiados da sigla.

De repente

Já corre nos becos estreitos da política piocense comentários de que a chagada do empresário Getúlio Carvalho nos quadros do MDB lhe habilita entrar no jogo sucessório, caso embole o meio-campo do time oposicionista. Rum sei não, mas sei lá.

 

De casa nova

Quem está de casa nova é o prefeito de Sussuapara, Naeton Moura, o gestor ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O mesmo assegurou que tão logo abra a janela partidária, os vereadores e demais lideranças políticas que lhe acompanham politicamente também migrarão para a legenda e por ela disputarão a eleição do ano que vem.

 

Mudou de lar

Quem também mudou de lar foi o ex-prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus, ele deixou o finado PTB e ingressou no MDB. O ex-mandatário, assim como o ex-prefeito Gilmar e o atual, Biu de Deus (PT), são ligados ao deputado Nerinho (PT). O que se sabe é que a inda dos de Deus para a agremiação partidária tem como principal objetivo ajudar o deputado federal Castro Neto e o senador Marcelo Castro a renovarem seus mandatos na eleição de 2026. Agora resta saber se ambos irão continuar com o deputado Nerinho no seu projeto de reeleição para Assembleia Legislativa.

 

De férias

Foi ventilado no radar da política do município de Itainópolis que o ex-prefeito Paulo Lopes (PDT), poderia tentar voltar ao comando do município na eleição do próximo ano. O ex-mandatário afirmou com todas as letras a este colunista que os comentários não passam de mera especulação. Lopes, mesmo tendo saído da gestão bem avaliado pela população, demostrou não estar disposto a interromper seu período sabático fora da política itainopolense.

 

Na estrada

O empresário picoense Adalberon Filho continua trabalhando em busca de trazer desenvolvimento para os setores de transportes e agropecuário para o município Picos. Beron Filho tem conversado com várias pessoas que atuam nestes dois seguimentos, como também tem defendido outras ações para a cidade de Picos. O jovem empresário vem conversando e buscando parcerias, sobretudo, com os empreendedores mais jovens da cidade. Recentemente ele teve uma excelente conversa com os colegas e admiradores Zé Nilson, Fernando e Wagner Ibiapino.

COMENTÁRIOS