PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Receita paga hoje terceiro lote de restituição do IR a 5,6 milhões
Economia & Finanças
Publicado em 31/07/2023

Lote contempla todos que declararam o IR até 23 de março

LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO 

 

 

Rodada de pagamentos contempla contribuintes com R$ 7,5 bilhões; valores têm correção de 2%, equivalente à variação da Selic

Mais de 5,6 milhões de contribuintes recebem nesta segunda-feira (31) a restituição do Imposto de Renda 2023. O montante pago no terceiro lote soma R$ 7,5 bilhões e já leva em conta a correção monetária de 2,07%, referente à variação da taxa Selic.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada no momento de entrega da declaração de Imposto de Renda.

Se, por algum motivo, o pagamento não for realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Entre os beneficiados, 111.583 são idosos, 9.740 apresentam alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 30.700 têm o magistério como maior fonte de renda. Os demais 3,879 milhões contribuintes que não possuem prioridade legal recebem no lote atual por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Estão também entre os contemplados 1,6 milhão de contribuintes não prioritários que enviaram suas declarações para a base de dados do Fisco até o dia 23 de março. A consulta está disponível no site ou aplicativo da Receita Federal.

Quem não foi contemplado na lista atual nem nas duas anteriores ainda terá outras duas oportunidades, nos dias 31 de agosto e 29 de setembro. O aviso aos beneficiados ocorre sempre uma semana antes da liberação dos recursos.

Consulta


Para saber se você está entre os contemplados do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2023, basta acessar a página da Receita Federal na internet (gov.br/receitafederal). Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo do Fisco, disponível para Android e iOS.

Em todos os sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências. Nesse último caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.

Comentários