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Novo Pré-Enem e Pré-Saeb na Estrada movimentam mais de 600 estudantes em Fronteiras
Brasil
Publicado em 18/08/2023

Paralelo às revisões, também foi realizado o “Mais Formação: Saeb”, ação voltada para os professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na matriz dos itens descritores no Saeb.

 

Mais de 600 estudantes de escolas jurisdicionadas à 16ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que abrange 12 municípios que cobrem a região de Fronteiras, participaram, nesta sexta-feira (18), das revisões do “Novo Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb: na Estrada”.

Realizado na quadra poliesportiva do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Francisca Pereira de Sousa Morais, localizado no município de Fronteiras, o preparatório contou com revisões das disciplinas de Matemática, com o professor Márcio Jean; Língua Portuguesa, com Hildalene Pinheiro; Ciências da Natureza, com o professor Feijão; Ciências Humanas, com Keury Campelo; e Redação, com Hortência Mota. A Seduc contemplou os estudantes na ocasião com materiais impressos com conteúdos e questões para fortalecer as aulas.

“Contamos com uma equipe maravilhosa de professores na certeza de que os estudantes tiveram hoje um dia produtivo de aprendizagem e com certeza isso influenciará nas avaliações deles”, destacou o gerente da 16ª GRE, Celso Ângelo Pereira.

Além de trabalhar atividades que viabilizem a inclusão universitária de alunos da 3ª série do ensino Médio, a nova estratégia da Seduc é unir as revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e assim fortalecer os índices de aprendizagem dos estudantes e dar toda a orientação acerca dos assuntos, estruturas de questões e dicas importantes para as provas. O Saeb será aplicado entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, já o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da junção das revisões preparatórias para o Enem e para o Saeb. “A nossa nova sacada é unir a preparação para o Enem com a preparação do Saeb por meio de revisões modernas, tecnológicas, lúdicas e eficientes. Agora com a união dos dois preparatórios, nossos estudantes conquistarão resultados ainda mais expressivos, afinal quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem”, declarou o secretário.

Presente na revisão, a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, falou sobre o grande destaque que o Piauí vem alcançando por meio da Educação. “Por meio do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o nosso estado conseguiu alcançar a nona posição nos índices educacionais. E isso se deve ao time Pré-Enem Seduc, que percorre os municípios levando palavras de motivação e mobilização e também a um governo que investe em educação há mais de 20 anos. Todo o trabalho que desenvolvemos é para entregar aos nossos estudantes o melhor conteúdo”, destaca a superintendente.

Para o estudante da 3ª série do ensino Médio do Ceti Francisca Pereira de Sousa Morais, Murilo Sousa, as revisões têm contribuído para complementar e reforçar os seus conhecimentos para o Enem. “Essas revisões contribuem muito para instigar os alunos a conhecerem novas estratégias, novos macetes em determinadas disciplinas e áreas do conhecimento. Eu acho isso muito importante e tenho certeza de que vai elevar tanto a educação do Piauí, como também o próprio conhecimento que nós vamos adquirir, para que no futuro venhamos alcançar todos os nossos objetivos”, disse o aluno de 17 anos.

Mais Formação: Saeb

Paralelo às revisões, também foi realizado o “Mais Formação: Saeb”, ação voltada para os professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na matriz dos itens descritores no Saeb. A formação foi ministrada pela professora Hildalene Pinheiro, de Língua Portuguesa, e por Márcio Jean, de Matemática.

Na ocasião foram apresentados os indicadores educacionais da GRE e os resultados das avaliações. O novo formato visa atuar na melhoria dos índices de aprendizagem e ajudar na estratégia pedagógica dos professores e professoras em sala de aula.

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