Foto: divulgação UFDPAR
Por Roberto Araújo
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) acionou a Polícia Federal após ter sido alvo de ataques de hackers na tarde desta terça-feira (12). De acordo com a instituição, o ataque deixou o acesso ao site da universidade instável.
Ainda segundo a UFDPar, um blog de notícias de Parnaíba havia divulgado a ameaça na manhã desta terça, que se concretizou por volta das 12h. Ao saber das ameaças, a instituição já deixou equipes do setor de Tecnologia da Informação a postos para bloquear os ataques cibernéticos, que trouxeram instabilidade à página da universidade, mas não afetaram o sistema de acesso de alunos e professores. A universidade também informou que não houve perda de dados.
A ameaça dos hackers teria sido originada, conforme a instituição, devido a uma informação de que a universidade estaria omitindo dados de denúncias de assédio sexual de professores contra alunos. Uma reportagem que denuncia que a UFDPar estaria em uma lista de instituições que omitem essas informações, que foi disseminada na comunidade acadêmica, foi feita a partir de uma solicitação à Lei de Acesso à Informação. A Universidade informou que está providenciando uma nota de esclarecimento em relação às acusações.
A instituição emitiu ofícios à Polícia Federal para que se fizesse uma investigação, afim de identificar e localizar os autores dos ataques.
VEJA A NOTA DA INSTITUIÇÃO: