PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Quase 40 mil estudantes da Rede Pública Estadual realizam o 4º Simulado Pré-Saeb nesta quinta-feira (21
21/09/2023 15:13 em Piaui

O 4º Simulado Pré-Saeb envolveu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (21), o 4º Simulado Pré-Saeb. A avaliação envolveu 38.260 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de 563 escolas da Rede Pública Estadual. O objetivo é diagnosticar os índices educacionais e preparar os estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que essa ação é fundamental para fortalecer a qualidade do ensino dos estudantes. “Essa é uma oportunidade que toda a comunidade escolar tem de vivenciar situações semelhantes ao do dia da aplicação oficial do Saeb e ainda de ampliar e fortalecer a responsabilidade de cada um durante esse processo. Estamos trabalhando para criar condições e obter os resultados daquilo que desejamos alcançar, que é mais qualidade no aprendizado do aluno. O reflexo disso será o primeiro lugar no Ideb e a aprovação dos estudantes no vestibular”, enfatizou o secretário.

Com abordagem das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, os simulados são aplicados a cada 15 dias, utilizando dois modelos de cadernos de provas compostos pela mesma estrutura de questões do Saeb para que os alunos possam se familiarizar com o modelo exigido no exame.

 

As provas possuem 52 questões objetivas, divididas em 4 blocos de 13 questões com a abordagem de leitura e interpretação, além de raciocínio lógico e matemático. A duração máxima para sua realização é de 2h30.

Os simulados Pré-Saeb fazem parte das ações do Projeto Avalia Mais, que integra o Acelera Seduc. O seu principal foco é contribuir para que a educação do Piauí possa atingir as primeiras colocações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além disso, a avaliação serve de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Por meio da Seduc, as escolas estão focando em todo o processo de realização do Saeb, desde a mobilização, acolhida no dia da prova, realização de simulados como preparação e após a aplicação, trabalhando a devolutiva da prova com os estudantes e comunidade escolar em geral.

SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

COMENTÁRIOS