A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar do Piauí realizaram, na manhã desta quarta-feira (04), a entrega da revitalização do Grupamento de Polícia Militar (GPM) e a abertura do Posto de Identificação Digital do Instituto Félix Pacheco do povoado Cerâmica Cil, na zona Sul de Teresina.
O GPM foi contemplado com pintura geral, instalações elétricas e hidrossanitárias, novas esquadrias e portas. Ele conta também com projeto de acessibilidade, sistema de combate a incêndio, comunicação visual moderna, entre outras instalações. O imóvel contempla recepção, sala para o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco - para emissão da Carteira de Identidade entre outros procedimentos, uma sala para o Comandante do grupamento, sala para atendimento em geral, alojamento masculino e feminino, banheiro para PNE – Portador de Necessidade Especial, copa/ cozinha e área de serviços.
O subcomandante-geral, coronel Costa Lima, ressalta a importância do novo GPM para a comunidade.
“Hoje inauguramos o tão sonhado pelotão de policiamento ostensivo desta comunidade, um anseio de muitos anos. Agora, temos o prédio que dignifica o policial e oferece as condições mínimas para o exercício de seu trabalho. Além disso, a comunidade não precisará mais esperar a deslocação de uma viatura de Teresina em caso de emergência. Teremos viaturas e policiais prontos para atender rapidamente a ocorrência”, disse.
As medidas simplificarão ainda mais os procedimentos burocráticos para os cidadãos e também proporcionarão aos policiais militares lotados no GPM, melhores condições de trabalho.
O secretário da Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, que participou ativamente na interlocução com as comunidades, reforçou a importância desse novo passo.
“Viemos no dia 19 de abril e prometemos que voltaríamos com um novo GPM que era uma reivindicação antiga da população aqui da Cerâmica Cil, Salobro, Chapadinha. Estamos inaugurando esse Grupamento mais um posto de identificação do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco que vai levar além da carteira, serviços do gov.pi", destaca.
O comandante do GPM, tenente-coronel Flávio Henrique da Silva, ressaltou a estratégica localização da Cerâmica Cil e a necessidade de reforçar a segurança na região.
“Essa localidade é estratégica para a Polícia Militar, pois dá acesso a outras cidades que fazem limite com Teresina. Percebemos o aumento da violência e, com base em dados estatísticos e estudos científicos, identificamos a necessidade de intensificar a segurança pública na região. A comunidade está feliz e pronta para apoiar nosso serviço em prol da segurança do Piauí."
A inauguração do GPM e do Posto de Identificação Digital marca um importante passo no fortalecimento da segurança e na aproximação da polícia com a comunidade, refletindo assim no compromisso do governo com o bem-estar da população.
Da Redação