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Gov.Pi já reduz atendimentos presenciais nos órgão estaduais
Piaui
Publicado em 19/10/2023

A primeira versão da plataforma engloba mais de 50 serviços das mais variadas áreas, como educação, fazenda, assistência social, trânsito, saúde, dentre outras

 

O start para que o Piauí se torne o estado mais digital do país, já foi dado. Com o Gov.Pi Cidadão, os piauienses têm inúmeras possibilidades de acesso aos serviços públicos, sem precisar sair de casa, evitando filas, gastos e burocracias. A primeira versão da plataforma, entregue no último dia 18 de setembro, engloba mais de 50 serviços das mais variadas áreas, como educação, fazenda, assistência social, trânsito, saúde, dentre outras.

 

Após um mês de lançamento, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), já contabiliza bons números de acesso e uso da plataforma. “Fazendo um balanço positivo desse primeiro mês de execução do Gov.PI Cidadão, temos aproximadamente 17 mil contas criadas e cerca de 25 mil downloads. A plataforma oferta importantes serviços que beneficiam os piauienses, facilitando o dia a dia. Em breve vamos lançar um novo pacote de serviços, abrangendo mais áreas”, disse Ellen Gera, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).

A utilização dos serviços públicos por meio do Gov.Pi Cidadão tem diminuído a jornada de atendimentos presenciais em vários órgãos da administração estadual. Na Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seid), a média mensal de solicitações da carteira de identificação do autista era de 300 atendimentos presenciais. Só neste mês de outubro, 206 carteiras foram expedidas por meio do Gov.PI Cidadão. Além disso, foram contabilizadas ainda 93 solicitações de Passe Livre Intermunicipal e 83 de Passe Livre Cultura de forma digital na plataforma.

Com a possibilidade de acesso on-line, os piauienses já começam a trocar as filas pela comodidade dos serviços digitais na palma da mão. No Detran, por exemplo, em um mês, mais de 200 piauienses optaram por fazer o processo de renovação da CNH, no Gov.Pi Cidadão.

Dentre os serviços mais buscados na plataforma, estão: renovação de CNH, carteira de identificação autista, contracheque, Passe Livre Intermunicipal e simulação de crédito da Agência Piauí Fomento.

Teresina lidera o número de acessos ao Gov.Pi Cidadão, seguida pelas cidades de Parnaíba e Picos.

Novos serviços

O presidente da Etipi, Ellen Gera, tem dialogado com órgãos e secretarias de estado para ampliar o número de serviços digitais no Gov.Pi Cidadão. A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) vai colaborar com essa ação, fazendo o mapeamento das novas possibilidades de integração na plataforma. O novo pacote de serviços a ser entregue engloba várias áreas. A ideia é chegar a 100 serviços até o fim deste ano.

O que é o Gov.Pi Cidadão

O Gov.Pi Cidadão é uma plataforma que possibilita as ações do Governo Digital no Piauí. Nele, o cidadão acessa os serviços do governo de maneira rápida, prática e sem precisar sair de casa. É uma forma prática e moderna de fazer a gestão pública com o uso de soluções digitais, visando benefícios às pessoas.

Como acessar o Gov.Pi Cidadão

Para facilitar ainda mais o acesso, a nova plataforma pode ser utilizada por meio do aplicativo do Gov.pi Cidadão, disponível para download nas lojas de aplicativos iOS e Android. Além disso, você pode acessá-la por meio do endereço on-line: https://www.pi.gov.br.

Com o Gov.Pi Cidadão, o Governo do Estado do Piauí está tornando mais simples e eficiente o acesso aos serviços públicos, trazendo maior comodidade aos cidadãos e servidores estaduais. Essa inovação marca um passo importante na modernização do governo e na oferta de serviços de qualidade.

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