Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Dono de loja de produtos veterinários é preso suspeito de fornecer medicamentos para fabricação de droga sintética
08/11/2023 18:56 em Polícia

Foto: Tiago Melo/TV Cidade Verde 

 

Por Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 

O dono de uma loja de produtos veterinários de Teresina foi preso nesta quarta-feira (08), pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), suspeito de fornecer o medicamento Cetamin para fabricação da droga sintética Ketamina, bastante utilizada balada e raves. Na ação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, sendo três em residências e um no estabelecimento comercial. 

A investigação foi realizada pela 9ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal e ao todo foram cumpridos 40 mandados judiciais no DF, Piauí e em Goiás.  Os filhos do proprietário do estabelecimento comercial também são investigados no esquema criminoso. 

“A investigação iniciou em Brasília e foi descoberto que havia essa rota de tráfico desses medicamento de uso controlado, que é a Cetamina, que depois de sintetizado é feito o entorpecente Ketamina muito utilizado em festas raves, em baladas, uma droga altamente potente de uso recreativo, com efeito anestésico muito forte. O medicamento é muito utilizado no meio veterinário para animais de grande porte com forte efeito anestésico e analgésico”, explicou a delegada Alexandra Santos. 

A delegada Alexandra Santos destacou que o proprietário da loja vendia esse remédio com notas fiscais camufladas contendo informações de outros medicamentos que não precisam da retenção de receita criando uma rota de tráfico entre Teresina e o Distrito Federal. 

“Esse medicamento é de uso controlado e exige a retenção de receita, então essa venda era feita de maneira clandestina, ela era encaminhada para esse indivíduo que foi preso em Brasília e o proprietário da loja aqui [em Teresina] que encaminhava esses medicamentos lá para Brasília, ele efetivava a compra aqui e essa compra era vendida de maneira irregular, as notas fiscais eram camufladas, a informação não constava o nome do medicamento Cetamina”, ressaltou.  

A investigação apontou ainda que esse medicamento era encaminhado para Brasília por meio de uma empresa de ônibus que teria a participação de um funcionário no esquema criminoso. Esse funcionário e o suspeito de traficar a droga e também de revender o medicamento foram presos em Brasília. 

Já na loja foram apreendidos mais de 170 frascos da medicação, além de aparelhos celulares. 

“Chama bastante atenção o volume de substância apreendida tendo em vista que não é uma venda que tem muita saída no dia a dia, é uma venda muito pouca se você for verificar até porque um frasco desse de 50 ml rende bastante, a dose aplicada é uma dose mínima, então é uma quantidade bem considerável para os padrões de venda, mas isso porque já tinha finalidade dele ser adquirido pelo proprietário da loja de veterinária para justamente vender de forma clandestina”, acrescentou Alexandra Santos. 

Os alvos e a empresa de produtos veterinários de Teresina tiveram suas contas bloqueados no valor de R$ 780 mil. 

“O suspeito preso em Brasília, que adquiria os medicamentos com a loja de Teresina lucrava semanalmente mais de R$ 60 mil reais e vivia em alto padrão”, finalizou a delegada. 

 

COMENTÁRIOS