Na noite desta sexta-feira, 10 de novembro, foi realizada a abertura oficial do I Primeiro Encontro de Rádios Comunitárias do Sertão do Piauí, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos.
O encontro conta com apoio da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil; da Abraço Piauí; do deputado federal Merlong Solano; do deputado estadual Francisco Limma; e o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.
Na oportunidade, o momento foi iniciado com o credenciamento, e logo em seguida, aconteceu a solenidade de abertura e mesa redonda com o professor Orlando Berti, que debateu sobre ‘Perspectivas para comunicação comunitária Radiofônica no Sertão do Piauí’.
Ao Cidades na Net, o professor Orlando Berti comentou sobre a representação das rádios comunitárias no sertão e destacou o importante trabalho exercido por elas.
“O Piauí tem uma representação territorial muito grande e são as rádios comunitárias que estão lá nessas regiões mais distantes refletindo sobre ações importantes para as comunidades, então estamos trazendo, graças a todo o esforço da sociedade, da coletividade, da universidade e da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, uma série de pessoas para refletir sobre isso. Então, que seja o primeiro encontro, de muitos que estão por vir”, afirmou.
Orlando Berti também comentou sobre sua palestra e destacou o poder da comunicação.
“Estamos em uma ambiente acadêmico e a nossa palestra vai provocar, contextualizar o que é essa comunicação no sertão piauiense, então iremos provocar o que é essa comunicação, vamos a questão dos vazios comunicacionais e provocar que a comunicação é cada vez mais importante como direito humano, como direito social”, assegurou.
O evento tem continuidade neste sábado, 11, com a realizção de palestras no auditório do Campus da UESPI, em Picos.