A nova Força servirá como um importante apoio aos estados
O diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, o policial penal Reginaldo Moreira, representando o secretário Coronel Carlos Augusto, esteve no lançamento da Força Penal Nacional (FPN) nesta segunda-feira (13), em Brasília.
A FPN é uma iniciativa de ações conjuntas e integradas entre a União e os estados, estabelecida mediante convênio e desenvolvida em caráter episódico e planejado. Para o policial penal Reginaldo Moreira, a nova Força servirá como um importante apoio aos estados.
"Ela vem com um propósito de caráter mais preventivo, dando assistências aos estados, evitando crises e dando suporte aos sistemas estaduais nas aplicações de suas políticas públicas”, ressaltou o Diretor de Administração Penitenciária.
A portaria que trata da FPN foi editada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Segundo o ministro, o objetivo da Força é ampliar a cooperação federativa, visando apoiar as atividades administrativas, assistenciais, gerenciais, treinamento e capacitação no sistema penitenciário, assim como em situações de grave crise nos estabelecimentos penais.