PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Governador lança Programa Viver Sem Depender e assina termos de fomento nesta quinta (7)
Piaui
Publicado em 05/12/2023

O foco do programa é o cuidado e reinserção de dependentes químicos e codependentes, além da prevenção às drogas no estado.

 

O governador Rafael Fonteles lança, nesta quinta-feira (7), o Programa 'Viver Sem Depender', iniciativa da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) para implementação de uma série de ações, tanto inéditas quanto reformuladas, na abordagem da problemática das drogas na região. A solenidade ocorrerá às 11h30 no Palácio do Karnak.

O projeto tem como objetivo fornecer diretrizes, supervisão, acompanhamento e suporte financeiro na implantação e funcionamento de projetos sociais elaborados e executados por organizações da sociedade civil nas 12 microrregiões do Piauí, com ênfase para a Grande Teresina, para atendimentos na área de prevenção, cuidado e reinserção de dependentes químicos e de seus codependentes. O intuito é proporcionar aos participantes o desenvolvimento do empreendedorismo social, construção do projeto de vida, prevenção às drogas e redução de danos.

Durante o evento, serão assinados termos de fomento entre o Estado e as comunidades terapêuticas, assim como com entidades dedicadas ao trabalho preventivo. O coordenador da Cendfol, Tiago Vasconcelos, enfatiza a importância dessa iniciativa. 

"Estamos aumentando a quantidade de vagas disponíveis para as comunidades terapêuticas. É mais oportunidades para que possamos cuidar e acolher. O Estado do Piauí está consolidando um marco significativo ao disponibilizar mil vagas de acolhimento para dependentes químicos, representando o maior número financiado por um governo estadual no país”, destacou o gestor.

Tiago Vasconcelos também ressalta as melhorias nos investimento do Estado para a área. "A partir do ano que vem, o valor de financiamento dos acolhimentos pelas comunidades aumentará de mil reais para mil e trezentos. O repasse para as entidades que realizarão o trabalho de prevenção também terá um acréscimo, passando de dez mil para treze mil reais", destaca o coordenador.

O Governo do Estado, ao concentrar esforços nessa abordagem abrangente, visa cuidar dos usuários, recuperando-os da dependência química e prevenindo que outros cidadãos caiam nas estatísticas relacionadas ao uso indevido de substâncias químicas. Outras ações de prevenção e reinserção social serão detalhadamente apresentadas durante a solenidade desta quarta. Este é um passo significativo em direção à melhoria da qualidade de vida da população piauiense, reforçando o compromisso do governo em promover o bem-estar e a saúde de seus cidadãos.

Comentários