Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Operação da PF investiga “orçamento secreto” no Piauí
19/12/2023 19:27 em Polícia

 

Operação Creta – Foto: Polícia Federal

 

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados no Piauí durante a Operação Creta, deflagrada nesta terça-feira (19). A ação investiga o desvio de recursos públicos federais de emendas do Relator Geral, conhecidas como RP9 ou orçamento secreto nos estados do Piauí, Ceará e Distrito Federal.

Na operação, foram apreendidos R$ 270 mil em espécie, seis veículos, além de celulares e documentos. As equipes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Teresina, Valença do Piauí e Pimenteiras, todas no Piauí; em Brasília (DF) e Juazeiro do Norte (CE).

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí e começaram a partir dos resultados de uma fiscalização conjunta entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a PF.
 
Operação Creta – Foto: Polícia Federal
 
Conforme a PF, a investigação constatou a existência de indícios de fraude e direcionamento das contratações em Pimenteiras, além de ter apontado que as obras estavam sendo executadas diretamente por agentes públicos do município ao invés da empresa vencedora das licitações.

Operação Creta – Foto: Polícia Federal

Há suspeita de que o grupo, atualmente, repete o mesmo “modus operandi” em outros municípios da região, com outras empresas.

A investigação também apura uma série de irregularidades em contratos e aditivos celebrados pelos entes com as empresas investigadas. Por conta disso, houve o sequestro de bens e valores dos investigados de mais de R$ 15 milhões.

A operação, que contou com a participação de aproximadamente 60 policiais federais e auditores da CGU, e visa interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados.

Os investigados poderão responder pelos crimes licitatórios, contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da operação, “CRETA’’, faz referência ao mito grego, onde Dédalo e seu filho teriam fugido da ilha de Creta se utilizando de asas coladas com cera, mas a cera teria derretido quando ambos voaram próximo demais ao sol, ocasionado por sua vez a queda dos mesmos.



Operação Creta – Foto: Polícia Federal
COMENTÁRIOS