EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor encerra em 08 de maio
Publicado em 09/01/2024 11:07
Brasil

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

 

Por Adriana Magalhães, com informações do TSE

Os brasileiros têm até o dia 08 de maio para tirar a primeira via ou regularizar o título de eleitor. Esse ano, o pleito acontece no dia 06 de outubro e os eleitores vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.568 municípios brasileiros.

A legislação eleitoral fecha o cadastro de eleitores 150 dias antes da data da eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é necessário para que o órgão possa organizar a votação e distribuir os eleitores nas zonas e secções eleitorais.

Os jovens que completam 16 anos até o dia do pleito podem tirar o título de eleitor nos cartórios eleitorais espalhados pelo Piauí.

Quem não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições também deve procurar um cartório eleitoral para regularizar o seu título de eleitor.

Para conferir a situação do título eleitoral, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE.

Já para solicitar o primeiro título, basta acessar, na área Serviços à direita do site, o link Autoatendimento Eleitoral, em seguida clicar em “Título eleitoral” e depois em “Tire seu título eleitoral” e realizar os procedimentos indicados.

Se houver débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento.

Comentários