Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Panorama: Neristas à espera de um sinal vermelho para embarcarem no avião de Pablo na disputa da sucessão municipal
10/02/2024 18:37 em Política

Segundo um influente integrante do grupo político liderado pelo ex-prefeito Zé Neri e o deputado Nerinho (PT), o embarque da legião nerista no avião do deputado Pablo Santos (MDB), na disputa do poder municipal vai depender das condições colocadas pelo piloto do Boeing que atende pelo nome de Rafael Fonteles.

Fazendo o check-in

Os neristas estão fazendo o check-in, no entanto, anseiam embarcar na primeira classe, mas parece que essa categoria do voo já está lotada. Resta saber se eles irão aceitar tentar retornar para o Palácio Coelho Rodrigues na classe econômica.

Um adendo

Apesar de ser dada como certa a entrada da nação nerista no avião de Pablo Santos, o discurso de alguns membros da legião é que grupo poderá ter sua própria aeronave para voar na sucessão municipal. Conforme um dos pimpolhos, essa possibilidade não está descartada. Já um experiente político da cidade que constantemente é ouvido por este colunista, lembrou que a turma poderá até encontrar um jatinho, mas será se terão combustível para fazer o transporte voar?

Com a pulga atrás da orelha

É que vários defensores da pré-candidatura do deputado Pablo Santos, entendem que o grupo nerista, que segundo estes, já teria demonstrado decadência política na eleição do ano passado, encolheu mais ainda após serem xotados da gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas). Conforme um dos pupilos do homem de muita fé, os comentários já estão deixando o homem de fé encabulado.

Indo para dentro

O deputado licenciado Aldo Gil (Progressistas) tem intensificado o trabalho de recomposição da base do prefeito Gil Paraibano. Principal articulador do gestor, o parlamentar consegue arrancar do grupo oposicionista o suplente de vereador Simão Carvalho (PT). E segundo uma fonte que faz parte da intimidade do governo municipal, em breve pelo menos mais duas adesões de peso devem subir as escadas palacianas.

Coisa da política

Tem coisas na política que realmente não dá para entender. O suplente de vereador Simão Carvalho há algum tempo já vinha sendo assediado pelo grupo governista. Os líderes da oposição defendiam que era interessante evitar a adesão do petista, pois a candidatura dele seria importante para dar caldo na chapa proporcional, pois bem, agora que o fato foi consumando, as mesmas figuras dizem que o ex-vereador é muito trabalhoso e não compensaria o custo-benefício.

Deixou o cargo

Como ele mesmo já havia anunciado, Pablo Santos (MDB) deixou a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR). O emedebista retomou o seu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). O parlamentar agora irá conciliar as atividades legislativas com o trabalho de pré-campanha eleitoral na disputa pela Prefeitura Municipal de Picos.

24 horas no ar

Conforme notícias dos bastidores da política local, Pablo Santos, mesmo segundo as pesquisas feitas para consumo interno, mostrarem o mesmo com várias jardas à frente do seu principal adversário, o prefeito Gil Paraibano. A tática eleitoral adotada por ele prever 24 horas por dia de trabalho na caça ao voto.

Saiu de cena

Vereador Marcos Buriti

O vereador Marcos Buriti (PRD) retirou sua pré-candidatura a prefeito de Picos. O recuo, segundo ele, ocorreu devido a decisão do Partido Republicanos – legenda pelo qual pretendia participar da eleição – ter decido priorizar a eleição na capital e não investir em pré-candidatura no município piocense. Mas, segundo o parlamentar, seu sonho de disputar o direito de gerir a “Capital do Mel” foi apenas adiado para um futuro próximo. Buriti não definiu como se comportará no processo sucessório deste ano.

Continua no páreo

Quem continua no páreo na corrida ao eleitoral picoense é o empresário Cacique (Sem Partido). O pré-candidato assegura que não desistirá e irá surpreender os políticos tradicionais do município. Cacique destacou que sua mensagem vem sendo bem recebida, principalmente pelos cidadãos comuns que não estão atrelados aos poderes municipal e estadual.

No centro do poder

O empresário e pré-candidato a vereador, Beron Filho, cumpriu mais uma agenda em Brasília durante está semana. Na Capital Federal, ele se reuniu com os deputados Júlio Cesar (PSD) e Georgiano Neto (MDB), onde trataram de apoio ao seu projeto de disputar uma vaga no legislativo picoense. Aproveitando a viagem ao centro do poder federal, Beron participou de uma importante reunião no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Na oportunidade, ele pleiteou ações voltadas para o setor da ovinocaprinocultura.

Galgando espaço

O advogado picoense José Neto Monteiro, que ocupava até então o cargo de diretor de eventos da Secretaria de Estado do Turismo, foi nomeado pelo governador Rafael Fonteles, para o comando pasta que era ocupada pelo deputado Pablo Santos.

Virou Rafa-boy

Zé Neto, que já ocupou cargos de primeiro escalão na gestão do ex-prefeito Walmir Lima, como a Secretaria de Cultura, Procuradoria Geral e Coordenadoria de Comunicação, demonstrou muita competência no cargo que vinha ocupando, e a desenvoltura do jovem à frente do cargo, foi a principal credencial que lhe habilitou à ascensão ao seleto grupo de jovens auxiliares do governador, que até são apelidados de Rafa-boy.

Romperam

Em Monsenhor Hipólito, ex-prefeito Timá e sua esposa, a vice-prefeita Cleydiana Bezerra, ambos do MDB, deixaram o prefeito Djalma Policarpo (Progressistas) a ver navios, literalmente falando. O casal resolveu romper a aliança política que foi vitoriosa no pleito de 2022. Além de abandonarem o barco, eles ainda carregaram consigo os vereadores Clemilson Bezerra e a vereadora Valtânia Rocha, que também são emedebistas.

Medo de cambita

Segundo o que se comenta por aquelas bandas é que havia um pré-acordo em que o prefeito abriria mão de disputar a reeleição e apoiaria uma pré-candidatura de Timá. Mas parece que o ex-prefeito percebeu uma movimentação estranha indicando que o compromisso não seria cumprido, então resolveu dar linha na pipa.

E agora

Agora resta saber como ficará a configuração política. Por lá, o ex-prefeito Zenon Bezerra (PSD) vem pavimentando o caminho para concorrer ao comando do município em uma aliança com o grupo do cantor Mariozan Rocha (PT). Será se haverá uma frente ampla e os eleitores hipolitanos terão três opções para escolher que vai gerir a cidade a partir de 2025?

COMENTÁRIOS