Fotos: Divulgação/Governo do Estado
O Governo do Piauí divulga nesta terça-feira (04), as propostas cadastradas na primeira fase do Programa de Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025 aptas a voto. A cerimônia, que também celebrará o aniversário de um ano do lançamento do programa, será realizada às 11h30 no Theatro 04 de Setembro.
A propostas estarão disponíveis para votação popular a partir do dia 7 de junho, por meio do WhatsApp, app social Colab e vans do OPA. Nesta etapa, qualquer pessoa, com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF), pode participar, elegendo a proposta preferida. As ideias eleitas serão encaminhadas para inclusão no Orçamento Anual do Estado de 2025.
Sob a coordenação das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e das Relações Sociais (Seres), o programa foi inicialmente implantado em Teresina e Parnaíba, destinando R$ 40 milhões e R$ 10 milhões, respectivamente, para essas cidades.
Desde o início, o governador Rafael Fonteles enfatizava a importância da participação popular para o desenvolvimento do Piauí.
“Nós somos um governo que conta diretamente com a participação social. Os movimentos comunitários populares têm voz na montagem do Orçamento do Estado e na definição de obras e ações prioritárias de cada região. Com isso, teremos uma gestão integrada com os anseios do nosso povo, afinal, trabalhamos em prol da vontade e interesse social”, disse o gestor.
No primeiro mês de funcionamento, o OPA já mostrava sinais promissores. Em junho de 2023, o programa recebeu quase 600 propostas de 223 entidades cadastradas em Teresina e Parnaíba. Esse volume de participação superou as expectativas, demonstrando o engajamento da população. Washington Bonfim, secretário do Planejamento, destacou que os números revelaram um forte alcance do programa e o entusiasmo das comunidades.
No mês seguinte, o Governo do Estado divulgou a lista das entidades que tiveram as propostas aprovadas para a fase de votação. No total, 448 propostas foram lançadas, das quais 358 foram consideradas aptas para execução. A votação foi realizada online, por meio do aplicativo Colab, site e WhatsApp, facilitando o acesso da população ao processo de decisão.
Agosto trouxe mais avanços com a divulgação das propostas eleitas pela população. No total, 88 propostas foram escolhidas, sendo 67 para Teresina e 21 para Parnaíba. O orçamento do programa foi ampliado, permitindo a inclusão de mais iniciativas. O processo de votação registrou 52.532 votos, demonstrando o alto nível de engajamento da população.
O reconhecimento do sucesso do OPA veio em outubro, quando o Piauí recebeu um prêmio por ser a experiência de maior participação popular em consulta pública entre os estados que utilizam a plataforma Colab. Com essa vitória, o Governo do Estado anunciou a expansão do programa para mais três municípios em 2024: Floriano, Piripiri e Picos.
Da Redação