PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Piauí tem 2.500 vagas em comunidades terapêuticas para tratamento contra uso de drogas
27/06/2024 16:12 em Piaui

O Piauí dispõe de 2.500 vagas em 54 comunidades terapêuticas reguladas para tratamento contra o uso de drogas. Segundo dados da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), 32% dos usuários do estado concluem o tratamento, uma média 10% superior à internacional, que é de apenas 20%.

Até amanhã (28), a Cendfol realiza a semana de prevenção ao uso de drogas com o tema “Droga: legal é prevenir”. O evento desenvolve ações planejadas para conscientizar a população sobre os riscos do uso de drogas, além de celebrar o Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas, ocorrido nesta quarta-feira (26).

“Hoje, contamos com 12 projetos de prevenção realizados por organizações da sociedade civil, onde são trabalhadas atividades de lazer, culturais e esportivas, porque enxergamos a questão das políticas como um todo. Trabalhamos tanto a prevenção, como o eixo do cuidado, e a reinserção social, oferecendo capacitação profissional e indicação para o mercado de trabalho. Com isso, fechamos o ciclo para tentar reinserir o dependente químico na sociedade”, destacou o diretor de Políticas Públicas da Cendfol, Renato Marques.

Renato Marques explicou ainda como acessar os atendimentos nas CTs: “Basta se dirigir à sede da Cendfol, localizada na Rua Lisandro Nogueira, próximo à Praça do Fripisa. Uma equipe psicossocial faz a triagem e encaminha o paciente para as unidades terapêuticas”, acrescenta. 

Célio Barbosa, presidente nacional das comunidades terapêuticas e cofundador da Fazenda da Paz, destacou que, ao longo dos 30 anos da instituição, cerca de 50 mil famílias foram atendida. Ele ressalta que o Piauí é um exemplo de política pública contra as drogas.

“A Fazenda da Paz, nesses 30 anos aqui em Teresina, conseguiu atender 50 mil famílias. Essas famílias são cadastradas e estamos sempre à disposição. No Piauí, fizemos um diferencial, nunca sozinhos, sempre com as ações, os profissionais e as autoridades do estado. Desde 2010, o Piauí é exemplo para as políticas públicas nacionais”, pontua Célio Barbosa.

Seguindo a programação das atividades, nesta quinta-feira (27) acontece o Seminário Estadual sobre Drogas e palestras educativas nas escolas. Uma caminhada marca o encerramento da semana na sexta-feira (28).

 

Com informações de Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

COMENTÁRIOS