EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Interligação das bacias de rios do Piauí com São Francisco será discutido na segunda
Publicado em 06/07/2024 20:18
Piaui

Rio Canindé, em Oeiras, no PiauíFoto: Reprodução

 

O Seminário "Mais Piauí" acontece na próxima segunda-feira (8) no plenário da Assembleia Legislativa

 

O Seminário "Mais Piauí" acontece na próxima segunda-feira (8) no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. O primeiro tema a ser abordado será a segurança hídrica no semiárido do Piauí. Um dos objetivos do debate e alinhar esforços para que o canal de integração do sertão piauiense ao Rio São Francisco se torne realidade. A ação é aguardada desde 2013 quando foram autorizados os construção de um canal de irrigação para levar água do rio São Francisco aos rios Piauí e Canindé.


Os deputados estaduais estão retomando o debate sobre a necessidade de o Governo Federal investir na transposição do Rio São Francisco para o Piauí. O parlamentar que voltou ao tema foi Bessah (Progressistas) que, desde o final do ano passado, busca fortalecer o movimento pela construção do chamado Eixo Oeste, que traria as águas do Velho Chico até as nascentes dos rios Canindé e Piauí. Em 2022, o Governo Federal chegou a autorizar estudos a serem feitos pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O projeto previa a ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, aos rios piauienses. O investimento total do estudo é de R$ 4,7 milhões.


A realização de um seminário na Alepi que vai contar com especialistas no tema e pessoas que defendem a iniciativa há mais de três décadas. Entre as cidades que serão beneficiadas com a transposição estão A transposição do rio deve beneficiar as cidades piauienses das regiões de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Patos do Piauí, Simões, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Bocaína.



Rio Canindé, no interior do Piauí
Foto: Prefeitura de Oeiras

Fonte: ALEPI

 

 

Comentários