O Piauí começou a dispensar, aos usuários do SUS, o medicamento Trikafta (elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor) utilizado no tratamento de pacientes com fibrose cística. A primeira remessa já foi repassada pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que iniciou a entrega por meio da Farmácia do Povo a pacientes cadastrados e aptos ao recebimento e uso.
A dona de casa Liliane Barbosa, mãe de um paciente com fibrose cística, foi uma das primeiras a receber o medicamento para o filho. “Nem sei dizer o que estou sentindo. Meu filho é portador da doença e está presenciando um momento histórico. Ele estava muito grave, estava internado e os medicamentos não faziam mais efeito, ficou três dias na UTI. Os médicos já não sabiam mais o que fazer, mas aí tinha ainda uma chance, um milagre, esse medicamento que poderia mudar tudo que já tínhamos presenciado. Espero que assim como meu filho, todos possam ter o trikafta para realizarem os sonhos de ter uma vida normal”, relata a dona de casa.
A fibrose cística é uma doença rara que impede a troca necessária de fluidos das células provocando o acúmulo de muco no pulmão e em outros órgãos, desta forma, o tratamento com o Trikafta proporciona adequar a ação celular, melhorando consideravelmente as funções do sistema respiratório do paciente.
“Por ter um caráter progressivo e potencialmente grave, o fornecimento deste novo medicamento traz ao paciente melhor qualidade de vida, permitindo ser mais bem assistido e de fato ter um bom prognóstico na melhora da saúde deste usuário”, diz Manoel Pinheiro, diretor-geral da Unidade da Assistência Farmacêutica da Sesapi.
Incorporado recentemente pelo Ministério da Saúde, o medicamento Trikafta passa a fazer parte das medicações de alto custo dispensadas pela Secretaria da Saúde e por meio da Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica.
A documentação necessária para a solicitação do medicamento está disponível no site da Assistência Farmacêutica www.saude.pi.gov.br/assistenciafarmaceutica
Fonte: Governo do Piauí