O Piauí deve registrar nesta noite (30) e na noite de amanhã (31) dois eventos celestiais que enchem os olhos dos amantes de astronomia. É que nestas duas noites acontece o ápice da chuva de meteoros que poderá ser vista em qualquer lugar do Brasil. Trata-se dos fenômenos Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas. No primeiro, é possível ver cerca de cinco meteoros por hora. Já no segundo, é possível ver de 15 a 20 meteoros por hora.
Os piauienses já testemunharam a noite virar dia por breves segundos recentemente. No dia 13, um meteoro cruzou o Piauí e iluminou o céu em cidades como Belém do Piauí, Campo Maior, Caridade, Conceição do Canindé, Piripiri, Patos, Picos e outros municípios. O meteoro tinha 2,7 metros de diâmetro e percorreu 55km em quatro segundos.Divulgação/Governo FederalChuva de meteoros poderá ser vista do Piauí nesta terça (30) e quarta-feira (31)
Esta frequência no aparecimento de meteoros no céu brasileiro, em especial no céu piauiense, não é algo fora do comum. O físico Franklin Rinaldo explica que entre junho, julho e início de agosto, a região Nordeste é propensa a este tipo de fenômeno. Isso porque apesar das temperaturas elevadas, o céu fica bastante limpo.
O que é o Alpha Capricornídeos?
O fenômeno Alpha Capricornídeos é uma chuva de meteoros que ocorre anualmente e em geral entre os dias 03 de julho e 15 de agosto. O nome vem da constelação de Capricórnio, onde o ponto do céu onde os meteoros parecem se originar (o radiante) está localizado. O Alpha Capricornídeos é conhecido por produzir meteoros lentos e brilhantes. O fenômeno acontece quando os restos do cometa 169P/NEAT, cujos fragmentos entram na atmosfera da Terra e criam os meteoros.
O pico do Alpha Capricornídeos acontece na noite dos dias 30 e 31 de julho com meteoros de até 22km/sFreepikChuva de meteoros poderá ser vista do Piauí nesta terça (30) e quarta-feira (31)
O que é Delta Aquáridas?
O Delta Aquáridas recebe esse nome por conta da localização de seu radiante, na constelação de Aquário. Os meteoros do Delta Aquáridas são conhecidos por serem mais fracos. A chuva é originada pelos restos do cometa 96P/Machholz. O fenômeno produz meteoros com menos velocidades e menos brilhantes que os meteoros do Alpha Capricornídeos.
O pico do Delta Aquáridas acontece na noite dos dias 30 e 31 de julho com meteoros de até 40 Km/s.
Como ver o Alpha Capricornídeos e o Delta Aquárida?
Procure um local afastado das luzes e se certifique de que o local tenha visão clara do céu noturno. A presença de lua cheia ou quase cheia pode diminuir a visibilidade dos meteoros. As melhores condições são quando a lua está ausente ou em fase crescente/minguante. Localize a constelação de Capricórnio e a constelação de Aquário.
O melhor momento para ver os meteoros Alpha Capricornídeos é entre as 2h e 4h da madrugada. Já o melhor momento para ver os meteoros Delta Aquáridas é entre as 23h e as 4h, com pico antes do amanhecer.
Fonte: Portal O Dia