A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência, divulgou o calendário da segunda etapa do programa “Passo à Frente”. Nesta fase serão realizados os atendimentos para medidas e moldes dos meios auxiliares de locomoção.
O cronograma inicia pela região Sul do estado, com a cidade de Corrente no dia 5 de agosto e depois segue para Gilbués, São Gonçalo, Riacho Frio e Santa Filomena. Na mesma data as equipes também estarão na cidade de Cristalândia.
Cada etapa do programa é dividida em três fases, sendo elas a articulação com os municípios, atendimento especializado para realização de medidas e moldes gessados e, por fim, concessões dos equipamentos e meios auxiliares de locomoção.
“Nesta etapa são feitas as retiradas dos moldes e as medidas de diversos modelos de meios auxiliares de locomoção, que serão fabricados sob medida para pessoas com deficiência. E numa terceira fase faremos a entrega dos equipamentos que são custeados pelo SUS”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos.
No dia 06 de agosto serão realizados as medições e moldes no município de Sebastião Barro e em Barreiras e Monte Alegre. Em 07 de agosto os atendimentos acontecerão em Curimatá para a população deste município e das cidades de Avelino Lopes e Júlio Borges.
O calendário segue o no dia 08 de agosto nas cidades de Morro Cabeça no Tempo e Parnaguá. Já no dia 09 de agosto serão realizadas as medições e moldes para os moradores de Palmeira, Santa Luz e Alvorada do Gurgueia. No sábado 10 de agosto serão atendidas as pessoas de Currais, Cristino Castro e Redenção.
O programa “Passo à Frente’’é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), que no Piauí é executado através da Sesapi, por meio da Associação Reabilitar, que busca promover o acesso gratuito da população a OPMs, além de confecção, adaptações e ajustes.
“Esta ação é essencial para as pessoas com deficiência, que promove a inclusão e devolve a mobilidade para que elas executem seus afazeres no dia a dia”, destaca a Coordenadora da Pessoa com Deficiência da Sesapi, Daniele Monteiro