O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (14), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Segundo os números, o Piauí está entre os três estados brasileiros que atingiram a meta do Ideb no ensino médio ao lado dos estados de Pernambuco e Goiás.
A meta estabelecida para o Piauí era 4,1, mas o estado alcançou 4,3. Ainda segundo levantamento do Ministério da Educação, o Ensino Médio do Piauí alcançou o primeiro lugar na região do Nordeste com 4,5 pontos, mesmo número obtido pelo Pernambuco.
Foto:Reprodução
Através de rede social, o governador Rafael Fonteles (PT) comemorou o resultado e reconheceu o trabalho desempenhado por professores, alunos e da comunidade escolar.
Veja:
“O Piauí avança mais uma vez na educação e se consolida como o melhor Ensino Médio do Nordeste e o quarto melhor do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, divulgado hoje pelo @mineducacao (MEC). Esse é um reconhecimento ao esforço coletivo dos nossos professores, alunos e toda a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade.
Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas. E isso é apenas o começo! Pra cima!!!”.
Entenda
O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados. Em conjunto, as redes estaduais brasileiras tiraram nota 4,1. A meta era 4,9.
As metas do MEC foram criadas em 2005 para o período de 2007 a 2021. Por conta da pandemia e do atraso na comunidade escolar, o objetivo estabelecido para 2021 foi postergado sem ter sido revisto pelo Ministério da Educação (MEC).
Só três redes estaduais bateram meta do ensino médio no BrasilInep