O neurocirurgião Jacinto Lay está em estado grave após a queda de um avião de pequeno porte que ele pilotava na BR-316, nas imediações do bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina, na manhã deste domingo (08/09). O médico foi socorrido inconsciente e levado ao hospital, e as causas do acidente ainda serão investigadas.
Foto: ReproduçãoVeja imagens de momentos antes do avião cair:
Acidente anterior
Jacinto Lay já havia sofrido outro acidente aéreo em 2023. Na ocasião, ele pilotava uma aeronave que caiu em Timon (MA) após uma peça da janela se soltar. O médico, que estava sozinho no avião, foi levado a um hospital particular em Teresina com fratura no tornozelo e passou por cirurgia. Ele não correu risco de morte e, segundo familiares, não se recorda do acidente.
Médico já teve avião furtado
Ainda em 2023, Jacinto Lay teve um monomotor roubado de dentro do Clube de Ultraleve de Teresina. A aeronave, um modelo Cessna 206, foi levada por um grupo criminoso que pretendia utilizá-la para o tráfico de drogas, em uma operação que envolvia narcotraficantes da Bolívia.
Foto: Reprodução
Operação Cessna
O roubo do avião foi parte de uma ação maior investigada pela Polícia Civil, denominada "Operação Cessna". O crime ocorreu em 14 de janeiro de 2023 e, segundo a polícia, o filho do piloto passou informações privilegiadas sobre o funcionamento do aeroclube e a condição da aeronave, facilitando o roubo. O grupo criminoso, que tinha conexões em vários estados, foi desmantelado após investigações que resultaram na prisão de 22 pessoas.
A aeronave roubada foi recuperada em Mato Grosso, após cair devido à falta de combustível. O grupo pretendia levar o avião para a Bolívia, mas o plano foi frustrado pela falta de abastecimento e o trabalho da polícia junto a pontos de combustível.
Foto: Reprodução
Os membros do grupo criminoso foram presos em diferentes estados, com mandados de prisão e busca e apreensão sendo cumpridos no Piauí, Maranhão, Mato Grosso e Pernambuco.
Imagens do acidente que aconteceu neste domingo: