Começa a ser gravado em novembro o primeiro filme piauiense com carreira nacional, que irá circular em exibição nas salas de cinema de todo o Brasil. “Cruz Para Quem Merece” é uma comédia e conta a história de Genésio, um ator fracassado que vagueia pelo Piauí com seu monólogo da Paixão de Cristo.
O ator esbarra em uma pequena vila que espera o retorno do filho de Deus. Ao chegar na vila, Genesio é confundido com o próprio Jesus, prometido pelo padre da região que acabou de falecer. O ator se aproveita da fé alheia, e acaba se metendo em uma série de tramóias na tentativa de encontrar um tesouro escondido.
Cruz Para Quem Merece tem roteiro de Milton Cardoso, direção de José Quaresma e elenco com maioria absoluta de atores e atrizes Piauienses. O filme conta ainda com estrelas consagradas no cinema nacional como Silvero Pereira, Dadá Coelho, e Stepan Nercessian. Teresina, Piripiri e Pedro II são as cidades escolhidas como locações para a película que destaca cenários como a comunidade Sertão de Dentro, o Parque Sete Cidades e o Morro do Gritador.
O projeto "Cruz para quem merece" é um marco significativo para o cinema piauiense e nordestino.
Em 2023, foi o único projeto do Piauí aprovado para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), destacando-se em um processo altamente competitivo. Além disso, o projeto do filme "Cruz para quem merece" foi aprovado na ampla concorrência, sem a necessidade de cotas regionais, demonstrando a excelência e a qualidade da produção.
TÍTULO DO FILME
CRUZ PARA QUEM MERECE
Longa-metragem (Ficção)
GÊNERO
Comédia
SINOPSE
No povoado de Canaã do Piauí, (referência bíblica à terra prometida por Deus a seus filhos) o povo realmente chama Jesus de Genésio, ou melhor, neste caso, Genésio de Jesus. É que Genésio, um ator fracassado que vagueia pelo Piauí com seu monólogo da Paixão de Cristo, esbarra em uma pequena vila que espera o retorno do filho de Deus. O padre de Canaã do Piauí morreu profetizando a volta de Jesus Cristo, e claro, Genésio, ao chegar na vila, é confundido como o filho de Deus e se aproveita da fé alheia, se passando por Jesus.