O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí (CEDCA), em parceria com a Virtex e com o Conselho Tutelar de Picos, está realizando durante este mês de novembro a capacitação com conselheiros tutelares da macrorregião de Picos.
O evento está acontecendo na Sala de Vídeo da Escola CEEP Petrônio Portela (Premem) e trata sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). Ao todo, serão contemplados 165 conselheiros de 33 municípios da região.
Nesta quarta-feira, 06 de novembro, segundo dia de capacitação, participaram os municípios de Picos, Geminiano e Itainópolis. Ao todo, serão três semanas de capacitação que contemplará os demais municípios da região.
De acordo com o coordenador Técnico do SIPIA, Anderson Saraiva, o objetivo principal é fomentar o uso do sistema, assim como, sanar dúvidas dos conselheiros.
“O objetivo dessa capacitação é fomentar o uso do sistema e atualizar os conselheiros em relação a essa nova versão, que está vinculada ao sistema do Gov. A plataforma é de âmbito sigiloso, onde somente os conselheiros conseguem alimentar o sistema, e após a capacitação, os conselheiros irão inserir seus datos diretamente no sistema”, afirmou.
Anderson Saraiva ainda destacou que o sistema certamente facilitará ainda mais a vida dos conselheiros.
O conselheiro tutelar de Picos, Jenilson Oliveira, comentou sobre a importância da capacitação e destacou que através do sistema é possível armazenar dados de todas as ações realizadas pelo Conselho Tutelar.
“Esse sistema é importante porque possibilita aos conselheiros o registro e
armazenamento de todas as providências adotadas pelos conselheiros a partir das demandas que estão chegando para gente de situações que são ameaças ou violação de direitos de crianças e adolescentes”, assegurou.