A partir desta sexta-feira (17), estarão abertas as inscrições para mais de 10 mil vagas ofertadas pelas universidades do Piauí por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Participam do processo a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). O prazo para inscrição vai até a próxima terça-feira (21).
Distribuição de vagas:
- UFPI: 5.334 vagas
- UESPI: 3.955 vagas
- UFDPAR: 1.036 vagas
Os candidatos que realizaram o Enem 2024 e obtiveram nota superior a zero na redação poderão usar os resultados para concorrer às vagas do Sisu 2025.
Como se inscrever?
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, obedecendo o cronograma oficial e os critérios de seleção.
O Ministério da Educação (MEC) reforça que candidatos que declararam ter realizado o Enem 2024 na condição de treineiros (aqueles que não concluíram o ensino médio e participaram do exame para autoavaliação) não poderão participar do processo.
Cronograma oficial do Sisu 2025:
- 17 a 21/01: Período de inscrições
- 26 a 31/01: Manifestação de interesse na lista de espera
- 26/01: Resultado da chamada regular
- 27/01 a 04/02: Matrícula da chamada regular
- 11/02: Convocação da lista de espera
Em entrevista ao programa Notícia da Manhã, o reitor da UESPI, Evandro Alberto, detalhou a oferta de vagas da instituição.
“Estamos animados para receber os nossos estudantes. Agora é importante que vocês fiquem atentos ao site do Sisu, de 17 a 21 de janeiro. Você escolhe a universidade e o curso, e contamos com sua escolha para a Universidade Estadual do Piauí. Estamos ofertando 3.955 vagas, sendo 1.951 para ampla concorrência e 2.004 para ações afirmativas”, pontuou.
O reitor também ressaltou que o início do período letivo na instituição deve começar em fevereiro.
“Nós temos 104 cursos disponíveis. São 12 campi e 18 centros, abrangendo a capital e o interior do estado. As aulas do próximo semestre estão previstas para iniciar no dia 24 de fevereiro, e você vai encontrar aqui uma universidade que está se modernizando, ampliando e reformando para melhor acolher nossos alunos”, finalizou.
Fonte: Cidade Verde