Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
A onda de calor que vem atingindo o Brasil nesta semana fez o consumo de energia elétrica bater um novo recorde no país. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostraram que, às 14h42 de quarta-feira (12), a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a marca histórica de 103.785 MW.
O registro é superior aos patamares anteriores. No dia 11 de fevereiro, o ONS contabilizou 103.335 MW, enquanto no dia 22 de janeiro a carga atingiu 102.810 MW.
O aumento da demanda de energia ocorre devido ao maior uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Isso porque a massa de ar quente está fazendo com que as temperaturas superem os 30ºC em diversos estados do país. No sul, os termômetros chegaram a 40ºC, inclusive em áreas que não costumam ter altas temperaturas.
Segundo a MetSul, a previsão é que a chegada de uma nova frente fria suspenda as temperaturas extremas a partir desta quinta-feira (13). O encontro das massas de ar frio e ar quente também irá ocasionar temporais com fortes rajadas de vento, sobretudo no sul do país. Um alerta foi emitido para municípios do Rio Grande do Sul.