A novidade trazida pelo aplicativo da Carteira Digital de Trabalho, que oferece empréstimos consignados de forma mais acessível e com taxas mais baixas, gerou uma movimentação na economia brasileira. Por meio de uma parceria entre o Governo Federal e os bancos, os trabalhadores geridos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) podem acessar uma linha de crédito com mais facilidade.
Em entrevista ao Jornal Cidade Verde, o superintendente Regional do Trabalho, Ítalo Barros, detalhou como o programa pode ajudar a impulsionar a economia local e abrir novas possibilidades para os trabalhadores.
Segundo Barros, a demanda reprimida por esse tipo de crédito foi significativa, e o programa já realizou mais de 40 milhões de simulações de empréstimos, com cerca de 4,5 milhões de propostas efetivas até o momento. A média dos empréstimos solicitados foi de R$ 8.995,00, com prazos de pagamento de até 72 meses. O superintendente ressaltou que, além do empréstimo consignado, os trabalhadores também podem solicitar um cartão de crédito consignado, proporcionando ainda mais flexibilidade financeira.
“É uma novidade com a linha de crédito que o Brasil está tendo a oportunidade de fornecer ao trabalhador. Tem alguns requisitos básicos que o trabalhador precisa entender para que ele consiga atingir êxito na sua simulação e na sua efetivação do seu empréstimo consignado da CLT”, explicou.
Confira:
Vínculo empregatício: É necessário estar empregado com carteira assinada há pelo menos três meses;
Nome limpo: Não pode ter restrições no seu CPF;
Margem consignável: O valor do empréstimo não pode ultrapassar 30% do seu salário, e você também tem direito a um cartão de crédito consignado com até 5% do salário;
Conta bancária: Para efetivar a solicitação, você precisa ter uma conta bancária.
No aplicativo, explica o superintendente, terá a opção de simular o empréstimo. O trabalhador deverá clicar na opção de “simulação” e preencher os dados solicitados, como o valor desejado e o número de parcelas. O sistema calculará a média de juros aplicados e mostrará quanto pagaria mensalmente, baseado no seu salário.
Ítalo Barros explicou que quando se clica na simulação, as informações vão aparecer, e ele vai ter calculado a margem. "A partir disso, os juros vão aparecendo, mas isso é uma média. Quando o banco for avaliar, os juros podem até diminuir devido ao incentivo do governo", disse.
Após a solicitação, o banco fará uma análise de crédito, levando em consideração o vínculo empregatício, o histórico financeiro e a capacidade de pagamento. Caso o empréstimo seja aprovado, o dinheiro será liberado diretamente na conta bancária, e as parcelas serão descontadas automaticamente da folha de pagamento.
Taxa de juros
O empréstimo consignado CLT tem a taxa de juros mais baixa, que varia entre 1,8% e 2,8% ao mês, muito abaixo das taxas tradicionais oferecidas pelos bancos.
“Com o incentivo do governo federal, o trabalhador está tendo a oportunidade de tirar empréstimo, movimentar a economia no Brasil e, quem sabe, abrir sua própria empresa e ter seus próprios trabalhadores e se tornar um empreendedor”, afirmou o superintendente.
Além disso, o Piauí tem mostrado um desempenho positivo na criação de empregos, com destaque para o crescimento na construção civil, reflorestamento e setor portuário.
“O Piauí gerou 13.257 vagas de emprego. Nós tivemos, no ano de 2024, 3,80% a mais do que em 2023. Foi o maior crescimento do Nordeste e nós ficamos em nono do Brasil”, destacou Barros, mostrando a recuperação e o crescimento econômico do estado.