Para comemorar os 45 anos do Partido dos Trabalhadores no Brasil e os 40 anos do Diretório Municipal de Picos, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene na última quinta-feira (27). O evento contou com homenagens para a velha guarda da legenda, ou seja, aqueles que nunca deixaram de vestir a camisa vermelha e o tradicional anel de tucum, e também para a nova geração e até mesmo para os nepotistas. Participaram da sessão, o presidente do Diretório Estadual, ex-deputado João de Deus, e o deputado Fábio Novo, um dos candidatos que disputará a presidência estadual do PT no Processo de Eleição Direta (PED) marcado para o mês de julho.
Bem à vontade
Convidado de honra, o prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), esteve bem à vontade, já que há um tempo mantém uma relação harmônica com os petistas. Na última eleição que disputou para a Assembleia Legislativa, ele foi votado por quase todas as figuras influentes da agremiação partidária, e na corrida ao comando do Palácio Coelho, o emedebista recebeu apoio incondicional dos companheiros.
Aprovada
A vereadora Valdivia Santos (PT) passou no teste de fidelidade do partido. Após seis anos filiada à legenda, ela mostrou que não é uma petista paraguaia e recebeu do presidente do Diretório Municipal, Wellington Dantas, a boa notícia de que seu período de estágio probatório foi concluído. A vereadora foi convidada a integrar a direção local da agremiação partidária.
Dois baluartes
Petistas históricos, Carlos Augusto, que se notabilizou no cenário político como “Carlão do PT”, e Heraldo Santos, o “Cobrinha do PT”, receberam seus certificados de homenageados das mãos do prefeito Dr. Pablo Santos. Conforme os chamados troncos velhos, o partido deve muito à garra e militância dos dois que, assim como outros, compraram muita briga defendendo o projeto do PT.
Sinuca de bico
O vereador Irmão Zé Luís foi convidado para participar da solenidade de troca de idade do PT. O abençoado, como é conhecido no meio político, sempre se assumiu como um conservador e defendeu pautas antagônicas às defendidas pelo PT. Mas, apesar das diferenças ideológicas, Zé Luís se comportou de forma cortez. Já os petistas, com exceção do vereador Wellington Dantas, detonaram o ex-presidente Bolsonaro e seu governo. Mesmo assim o irmão acompanhou até de forma descontraída os açodados discursos do Lulopetismo até o final.
Líder dos Manda Brasas
E por falar no vereador irmão Zé Luís, ele foi escolhido para liderar a bancada do MDB na Câmara Municipal de Picos. A escolha dele ocorreu de forma unânime entre seus colegas da bancada. Segundo a cúpula do partido, ele possui todas as credenciais para representar os demais “Manda Brasas” na Casa do Povo Picoense.
Alarme falso
Durante o período de pré-campanha da eleição municipal de 2020, quando o empresário e líder político Araujinho (PT) pavimentava o caminho para disputar o comando do Palácio Coelho Rodrigues, comentou-se que ele havia rejeitado o nome da jornalista Maria Santana como candidata a vice na chapa majoritária.
Indeciso.com
A jornalista era o braço direito do então prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido) e a ele caberia a indicação. Naquela época o gestor vivia um momento de muita perturbação. À noite ele indicava um candidato para vice, ao amanhecer substituía e no final do dia mudava de ideia de novo e já tinha era um candidato a cabeça de chapa.
Prova dos nove
Pois bem, com o passar do tempo as coisas ficaram evidentes e, ao que tudo indica, não houve recusa por parte de Araujinho. Maria Santana foi recentemente nomeada coordenadora do Hemocentro regional de Picos, indicada pelo empresário e político e, segundo fontes próximas ao empresário, ele sempre admirou a pessoa de Maria e nela deposita total confiança.
Fim do encanto
O eleitorado de prefeitos de diversos municípios da região parece ter começado a perder o encanto com os novos gestores. O que se ouve é chororô de arrependimento de alguns que pularam o muro durante a campanha eleitoral. A principal queixa é que as promessas não estão sendo pagas.
Argumento
Vejam só, mas é bem verdade que todas as regras tem suas exceções. Na maioria dos casos os prefeitos alegam que os compromissos foram cumpridos antes mesmo do eleitor apertar as teclas da urna. Nesse caso, não há restos a pagar.
Propondo
No seu retorno ao parlamento picoense, o vereador Edílson Carvalho (MDB) tem atuado no sentido de cobrar melhorias na infraestrutura da cidade. Ele apresentou vários requerimentos aos órgãos responsáveis, reivindicando intervenções na malha viária e aperfeiçoamento na mobilidade urbana que possibilitem uma melhor fluidez no trânsito e melhore o aspecto urbano de Picos.
Mais um postulante
O ex-prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o “GD” (MDB), oficializou sua pré-candidatura para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí. O ex-gestor reuniu seu grupo político e fez o anúncio. Uma fonte do colunista, próxima à GD, garante que o homem está com muita disposição de gastar sola de sapato em busca de votos para conquistar a confortável cadeira.
Batendo forte
Após entregar o cargo que exercia na gestão do governador Rafael Fonteles (PT), o ex-deputado Mainha vem sendo a principal voz na oposição ao petista. Nem mesmo os políticos oposicionistas detentores de mandatos têm pegado tão pesado com o governo como o ex-parlamentar. Mainha se transformou em uma metralhadora giratória contra o menino de Lula e contra o próprio presidente.
Na ativa
O suplente de vereador picoense Gilson Nogueira (PSD) está cumprindo o que prometeu durante a campanha eleitoral. Nogueira tem procurado ouvir os reclames das famílias principalmente nas comunidades da região da Chapada do Mocambo, onde foi bem votado. Além disso, Nogueira afirma que tem atuado também em outras localidades.