EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Golpe das missões promete renda extra na internet
Por Dulina Fernandes
Publicado em 30/03/2025 20:57
Tecnologia

Foto: Pixabay / Reprodução gratuita

 

A promessa de renda extra rápida e fácil tem atraído vítimas para um golpe cada vez mais comum na internet. Chamado de Golpe das Missões, o esquema oferece comissões por ações simples, mas, ao final, os participantes perdem dinheiro ao serem induzidos a fazer depósitos cada vez maiores, que nunca são devolvidos.

Golpe começa com anúncios nas redes sociais

Uma aposentada, que prefere não se identificar, conta que viu um anúncio no TikTok e decidiu clicar. No início, tudo parecia legítimo, com pagamentos pequenos sendo feitos corretamente.

"Recebi R$ 900 no primeiro dia. Vi outras pessoas mandando comprovantes no grupo, e senti confiança", relata.

Mas logo os criminosos passaram a sugerir compras de produtos, prometendo reembolsos e altas comissões. Convencida de que teria lucro, a vítima pegou empréstimos e investiu mais de R$ 21 mil no esquema. Quando tentou sacar os valores, foi informada de que precisaria fazer novos depósitos para liberar o dinheiro. Nesse momento, percebeu que tinha caído em um golpe.

"Me sinto fracassada. Não consigo dormir, é tudo muito difícil", desabafa.

Como funciona o Golpe das Missões

Os criminosos operam de forma estruturada, atraindo vítimas com ofertas de trabalho online e falsas promessas de retorno financeiro. O golpe segue um passo a passo bem definido:

  1. Anúncios chamativos surgem nas redes sociais, oferecendo trabalho remoto e ganhos fáceis;
  2. As vítimas são colocadas em grupos de aplicativos de mensagens, onde recebem tarefas simples (como curtir produtos em sites de vendas);
  3. Com o tempo, as "missões" passam a envolver compras de produtos, com a promessa de reembolso e bônus;
  4. Quando o dinheiro já investido pelas vítimas atinge um valor significativo, o acesso às contas é bloqueado e o dinheiro some.

Golpistas usam sites falsos e dados fraudulentos

A plataforma usada no golpe com a aposentada simulava o site de uma empresa legítima. Além disso, os criminosos se comunicavam via Telegram e usavam um CNPJ de uma microempresa que vende animais vivos e alimentos para pets para tentar passar credibilidade.

A advogada especialista em direito digital Elaine Keller alerta que cobranças antecipadas e promessas de dinheiro fácil são sinais clássicos de golpe. "Ninguém precisa pagar para trabalhar. Se exigirem qualquer taxa, desconfie", orienta.

Como se proteger

Para evitar cair em golpes como esse, especialistas recomendam:

  1. Desconfiar de promessas de dinheiro fácil e rápido;
  2. Nunca realizar pagamentos antecipados para conseguir trabalho;
  3. Verificar a autenticidade de sites e empresas antes de fornecer dados;
  4. Pesquisar relatos de outras pessoas na internet antes de participar de qualquer esquema de renda extra.

Se você ou alguém que conhece foi vítima desse golpe, o ideal é registrar um boletim de ocorrência e procurar orientação jurídica.

Comentários