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Projeto de IA desenvolvido por estudantes de Campo Maior é destaque em Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
O projeto “Inteligência Artificial em Cenários Educativos: o Mindz como experiência prática”, ficou entre os cinco melhores na categoria Ciência da Computação.
Por Dulina Fernandes
Publicado em 03/11/2025 21:18
Tecnologia

Os estudantes Davi Costa Andrade, Hernandes Sales Neves e Glauber Alexandre Alcântara são a prova viva de que os investimentos em inovação e tecnologia nas escolas da Secretaria de Estado da Educação geram oportunidades e transformam realidades.

Alunos da 3ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior, foram premiados com medalhas na Mostratec, a maior feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 27 e 31 de outubro. O projeto “Inteligência Artificial em Cenários Educativos: o Mindz como experiência prática”, desenvolvido pelos estudantes com orientação da professora Rosiana Ibiapina, ficou entre os cinco melhores na categoria Ciência da Computação, destacando-se entre os mais de 800 projetos apresentados no evento.

Para Davi Andrade, foi muito gratificante representar o Piauí na Mostra. “Tenho muito orgulho em ter tido essa oportunidade e sou ainda mais feliz, pois conseguimos sair de lá premiados e tivemos a oportunidade mais uma vez de colocar o nome do nosso estado no topo. Eu tive muitos aprendizados, principalmente quando se diz respeito ao meu futuro, pois é isso que eu quero seguir e quero ser”, afirmou.

Foto: Ascom Seduc

Educação e tecnologia gerando oportunidades

Com o ensino de Inteligência Artificial presente nas escolas estaduais de Tempo Integral desde 2024, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos com soluções criativas, com potencial para transformar realidades dentro e fora da sala de aula. O Mindz surgiu nesse contexto. A ferramenta ajuda estudantes e professores a criarem mapas mentais com o uso de IA, organizando ideias e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

“O principal objetivo não é fazer com que o estudante dependa da IA, mas estimular sua autonomia. Por isso, os mapas mentais são gerados de forma resumida, incentivando o aluno a buscar mais informações e outras fontes. Dessa forma, o sistema atua como um apoio no processo de aprendizagem, permitindo que o aluno teste seus conhecimentos em vez de apenas receber tudo pronto”, explica o estudante Glauber Alcântara.

Incentivados pela escola, os jovens pesquisadores pretendem seguir adiante com a ideia e sonham com um futuro brilhante na área de tecnologia. “Eu sonho em seguir carreira na área da tecnologia, criar nossos projetos e, se possível, ajudar outros estudantes a entrarem nesse mundo. Quero que mais jovens tenham experiências com projetos, trocas culturais e conquistem prêmios que valorizem o potencial do nosso estado”, conta o jovem Hernandes.

Para o secretário Washington Bandeira, a conquista dos estudantes do Ceti Patronato Nossa Senhora de Lourdes é reflexo direto da política de universalização do ensino em Tempo Integral, modelo que está preparando os jovens para os desafios do presente e do futuro. “Essa conquista mostra o quanto a educação pública do Piauí está avançando. Estamos formando jovens criativos, engajados e preparados para transformar o mundo com a Ciência e a Tecnologia”, pontua o secretário.

Foto: Ascom Seduc

IA nas escolas da rede estadual: pioneirismo que impressionou o mundo 

O Piauí é o primeiro território das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular das escolas públicas da Educação Básica, iniciativa que conquistou mais um reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, concedido pela Unesco. Implantado em 2024, o programa atende mais de 120 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com mais de 800 professores capacitados para ministrar a disciplina.

Foto: Ascom Seduc
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