O principal alvo da operação Draco 204, deflagrada na manhã desta sexta-feira (11) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), conseguiu fugir no momento em que as equipes policiais entravam em sua residência para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação ocorreu na Vila Santa Cruz, na zona Sul de Teresina.
O suspeito, identificado apenas como Charles, é considerado foragido do sistema penitenciário e apontado como integrante de uma facção criminosa com atuação na capital.
Segundo o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, a fuga foi facilitada por obstáculos instalados na residência e por uma ação planejada do criminoso, que utilizou a própria família para dificultar a ação policial. Ainda segundo Charles Pessoa, havia uma barra de ferro e outros objetos bloqueando a entrada, o que retardou a ação dos agentes e possibilitou a fuga do investigado.
"Ele é foragido do sistema penitenciário, investigado pelo Draco por integrar uma célula do Bonde dos 40, atuação no tráfico de drogas, responsável por diversos roubos aqui na região e também investigado por homicídio. Ele estava na sua residência, nós entramos para cumprir a busca e prisão, nós tivemos uma certa dificuldade, a porta tinha vários obstáculos e ele resultou fugindo pela janela e saindo pelo quintal da residência. A esposa tentou tumultuar e dificultar a entrada das nossas equipes, tinha criança também. Então, um indivíduo extremamente covarde que utilizou a esposa e a filha para dificultar o nosso acesso e a gente teve que redobrar as atenções, mas é questão de tempo e ele vai estar preso", destacou o delegado.
A operação Draco 204 cumpre ao todo oito mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, nos bairros Promorar, Santa Cruz, Santo Antônio, Conjunto Torquato Neto e Pedra Mole, todos em Teresina.
Segundo a Polícia Civil, o objetivo da operação é desarticular a célula de uma organização criminosa na capital.
A ação integrada faz parte do Pacto pela Orcem e contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, do Canil da DENARC, Unidades da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de Teresina.