Foto: Reprodução/Detran-PI
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vai suspender, a partir das 18h desta quarta-feira (30), todos os serviços relacionados a veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido à atualização do sistema de atendimento. A previsão é que os serviços sejam retomados gradualmente na sexta-feira (2).
Durante o período, procedimentos como emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), transferência de propriedade, regularizações e outros atendimentos presenciais e online ficarão indisponíveis.
A diretora-geral do órgão, Luana Barradas, alerta para que motoristas antecipem a regularização dos documentos, especialmente os que pretendem viajar durante o feriado prolongado. “Recomendamos que os motoristas atualizem o CRLV e demais documentos até este dia 30. Estamos entrando em uma fase importante de modernização e a colaboração da população é fundamental para que tudo ocorra com tranquilidade”, afirmou.
A paralisação marca a segunda fase do processo de transformação digital do Detran-PI. A primeira etapa, voltada para a CNH, já foi concluída com a unificação de sistemas e melhoria no atendimento, segundo a diretora. Agora, o foco será o setor de veículos, que representa a maior parte da demanda do órgão.
O Piauí conta com uma frota de aproximadamente 1,5 milhão de veículos registrados. A modernização visa oferecer mais agilidade e reduzir a necessidade de atendimento presencial, com integração a outras plataformas públicas.
“É uma mudança estrutural, histórica para o Detran do Piauí. Pela primeira vez, estamos reformulando totalmente o sistema de veículos e CNH. Isso vai nos permitir oferecer mais agilidade, transparência e integração com outras plataformas de serviços públicos, para que o cidadão possa resolver tudo sem precisar sair de casa”, disse Luana Barradas.
A reformulação está alinhada ao plano do governo estadual de digitalização dos serviços públicos. “Pedimos paciência e compreensão da população nesse momento de transição. Estamos trabalhando para entregar um Detran mais eficiente, moderno e humano”, concluiu.