O Programa Água Doce, uma das mais importantes iniciativas de segurança hídrica para o semiárido brasileiro, segue avançando no estado do Piauí. No município de Caldeirão Grande do Piauí, o programa foi ampliado e chegou à comunidade rural Lambedor, com a entrega de um novo sistema de dessalinização. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), e o Governo Federal.
As atividades foram realizadas na sexta-feira, 16 de maio, com início na sede do município, onde foi apresentada oficialmente a chegada do programa e ministrada a aula teórica do Curso de Operador de Dessalinizador. A capacitação foi conduzida pelo engenheiro mecânico Franklin Guimarães, e teve como objetivo preparar moradores para operarem o sistema com autonomia e responsabilidade.
No período da tarde, a comitiva seguiu até o Sítio Lambedor, onde ocorreu a aula prática do curso e a tão aguardada inauguração do novo sistema, que passa a beneficiar diretamente dezenas de famílias da região. Este é o sexto sistema entregue no município — de um total de oito previstos — sendo os dois próximos destinados às comunidades Lagoa do Meio e Bandeira.
Durante a cerimônia, o prefeito Filipe Gonçalves destacou a importância do projeto diante da escassez de água enfrentada em 2025.
“Hoje realizamos a entrega de mais um sistema de abastecimento com água potável. Agradeço à SADA, em nome do secretário Fábio Abreu, ao Governo do Estado e ao Governo Federal pela sensibilidade em atender nosso município com mais esse sistema. Não temos dúvida de que ele trará mais qualidade de vida, abastecimento regular e desenvolvimento para a comunidade Lambedor e regiões vizinhas.”
Para o gestor, a entrega representa mais do que uma obra. “É dignidade, é saúde, é desenvolvimento para a comunidade Lambedor e para as localidades vizinhas. Em um ano difícil como este, de forte estiagem e escassez hídrica, garantir o acesso à água potável é uma prioridade da nossa gestão. Já entregamos seis sistemas, vamos entregar mais dois e alcançar a marca de oito sistemas em pleno funcionamento, distribuindo mais de 40 mil litros de água por dia para nossa população rural.”
O coordenador estadual do Programa Água Doce, Adalberto Filho, explicou que os sistemas vão além de uma estrutura técnica, sendo soluções completas e sustentáveis.
“Os nossos sistemas são técnicos, sociais e ambientalmente corretos. Trabalhamos com a comunidade, garantimos água pura e segura para o consumo humano, e cuidamos para que não haja impactos ao meio ambiente. É um modelo pensado para ser definitivo, duradouro, e de verdadeira transformação para o semiárido.”
O secretário estadual da SADA, Fábio Abreu, acompanhou presencialmente a inauguração e destacou o impacto da iniciativa no combate à escassez de água e na melhoria da qualidade de vida da população.