A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) reitera a obrigatoriedade da prova de vida como procedimento anual indispensável para a manutenção regular dos pagamentos de aposentadorias e pensões dos segurados vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Piauí. Conforme estabelece a legislação vigente, a comprovação deve ser realizada anualmente, no mês de aniversário do segurado.
Até o momento, aproximadamente 2.000 beneficiários já realizaram a Prova de Vida, garantindo o recebimento dos seus proventos de acordo com o cronograma de pagamentos estabelecido pelo Governo do Estado. A fundação informa que os segurados que realizaram o procedimento até o dia 29 de junho de 2025 terão seus pagamentos liberados até 4 de julho. Já aqueles que regularizaram sua situação entre os dias 30 de junho e 6 de julho, terão os benefícios creditados até o dia 11 de julho.
A Piauíprev esclarece que não há qualquer atraso nos repasses por parte do Estado do Piauí. Eventuais suspensões de pagamento decorrem exclusivamente da ausência da prova de vida por parte do segurado. De acordo com o superintendente de Previdência da fundação, Marcos Stainer Mesquita, é infundada qualquer alegação de atraso salarial por parte do Estado. Ele reforça que a suspensão ocorre unicamente nos casos em que o beneficiário deixa de cumprir com a obrigatoriedade legal da prova de vida. “Uma vez regularizada a situação, o pagamento é liberado de forma automática, e o valor é creditado normalmente na conta do segurado”, afirma o gestor.
A fundação também destaca que a prova de vida é um importante instrumento de segurança para a proteção dos recursos públicos, contribuindo para a prevenção de fraudes e evitando saques indevidos ou o acúmulo de valores em contas inativas, o que pode gerar prejuízos à previdência estadual.
Para facilitar o acesso ao serviço, a Piauíprev disponibiliza duas formas para a realização do procedimento: de forma remota, por meio do aplicativo Meu RPPS, disponível para os sistemas Android e iOS; ou de forma presencial, na sede da fundação, localizada na Avenida Pedro Freitas, nº 1904, Bloco I, no Centro Administrativo, em Teresina.

A equipe da Piauíprev permanece à disposição para orientações e esclarecimentos por meio dos canais oficiais de atendimento, que incluem o WhatsApp (86) 99498-8195 e o e-mail institucional diac@piauiprev.gov.br. A fundação reforça a importância de que todos os segurados fiquem atentos ao seu mês de aniversário e realizem a prova de vida dentro do prazo estipulado, assegurando, assim, a continuidade do recebimento dos seus benefícios previdenciários sem intercorrências.