A terceira edição do NEON – Nordeste ON, que acontece de hoje (03) e amanhã (04) em Teresina, movimenta todo o setor de tecnologia e inovação do Nordeste brasileiro com rodadas de negócios, ecossistema de inovação, mentorias, exposição de startups, Arena Web Summit e arena Educação Empreendedora. Realizado pelo Sebrae, Sebrae Startups, Startup NE e Governo do Piauí, o NEON reúne mais de 22 mil pessoas, superando a expectativa de público, nesse ambiente que promove e impulsiona o empreendedorismo digital.
Diversos órgãos do governo do Estado participam do evento, em várias vertentes, como educação e tecnologia. “A Uespi (Universidade Estadual do Piauí) contribui com esse ecossistema. A partir do momento em que nós assumimos um compromisso de incentivar a academia, de incentivar projetos de inovação, de empreendedorismo, nós vamos alimentar o ecossistema. Esse é o principal papel da universidade. O Piauí hoje está no centro da inovação da tecnologia”, afirmou o reitor da Uespi, Evandro Alberto.
Reitor da Uespi, Evandro Alberto. Foto: Tiago Resende
A Secretaria de Inteligência Artificial (SIA) também está presente na terceira edição do NEON, demonstrando ferramentas de apoio aos micro e pequenos empreendedores. Rebeca Nepomuceno, diretora de Economia Digital e Gestão da SIA, mostra o funcionamento de uma dessas ferramentas. Atualmente, a SIA mapeou 144 ferramentas de inteligência artificial que podem ser usadas por empresas para melhorar sua performance. “Aqui no Neon, a gente trouxe a ‘E Aí, SIA?’, que é um chatbot interativo, no qual os empreendedores, os startupeiros entram em contato, via WhatsApp, colocam a área da sua empresa, as suas principais dores, os seus principais interesses e, a partir daí, esse chatbot retorna com as ferramentas de inteligência artificial que podem ser úteis para sanar aqueles problemas”, explicou.
Rebeca Nepomuceno, diretora de Economia Digital e Gestão da SIA. Foto: Tiago Resende
João Gabriel, aluno do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria Modestina Bezerra, de Teresina, participa do NEON para apresentar a startup (ainda em formato Beta), chamada Polyglot, desenvolvida por ele com apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). “É um jogo acessível, um jogo que vai te ensinar, de forma gamificada, as três competências do idioma, que é o listening, speaking e writing, que é você ouvir, escrever e falar. Você vai melhorar essas três competências, que é muito importante também, para você compreender o idioma e falar o idioma também”, disse. A ferramenta disponibiliza idiomas como inglês, francês, chinês e outros.
Foto: Regis Falcão
Ana Amábile, fundadora do Método Thron, também participa do evento. Como forma de democratizar o acesso à tecnologia e à inovação, o método proporciona IA e automação para os alunos da educação básica, criando uma cultura de inovação. “A gente acredita fortemente que isso só é possível acontecer se nós criarmos em nossos alunos uma consciência tecnológica. Então, por meio da robótica, a gente consegue difundir essa ideia”, finalizou.
Ana Amábile, fundadora do Método Thron. Foto: Tiago Resende
O Hub Investe Piauí recebeu a visita de participantes do evento para uma visita técnica especial. Os participantes puderam conhecer as estratégias e ações do governo do Estado operacionalizadas pela Investe com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo, apoiar startups e promover a transformação digital em diversas áreas.
Também houve visita técnica à sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). O objetivo foi apresentar aos participantes do evento a infraestrutura tecnológica da empresa e as soluções digitais desenvolvidas pelo governo do Estado por meio da Etipi. Os visitantes conheceram os sistemas e plataformas que integram os serviços públicos digitais do Piauí, com destaque para as plataformas Gov.pi Cidadão, Gov.pi Empresas e o App Piauí Primeira Infância.
Foto: Regis Falcão
Já a Secretaria de Segurança Pública do Piauí está presente com o Instituto de Cidadania Digital, promovendo a emissão gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no local do evento, o Centro de Convenções de Teresina. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população à nova identidade, integrando cidadania e inovação.