O serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare registrou uma grande instabilidade na manhã desta terça-feira (18), afetando milhares de sites e aplicativos no Brasil e ao redor do mundo.
Portais de notícias, inclusive do Piauí, plataformas de redes sociais como o X (antigo Twitter), ferramentas de design como o Canva e até o ChatGPT apareceram fora do ar ou com carregamento lento.
Os problemas começaram por volta das 8h50 (horário de Brasília) e atingiram usuários no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Taiti e outros países. No site oficial, a Cloudflare informou que seu “provedor de portal de suporte está enfrentando problemas técnicos”, o que pode gerar falhas no carregamento e no acesso a serviços. A empresa afirma estar trabalhando com o fornecedor terceirizado para mitigar os impactos.
Cristiano Altino, gerente de Segurança da Informação da Empresa de Tecnologia da informação do Piauí (ETIPI) explicou sobre queda e como incidentes assim se propagam rapidamente pela internet.
Foto: Eduardo Costa/Cidadeverde.com

O que causa a instabilidade?
Segundo o especialista, a instabilidade ocorreu em um grande provedor global de serviços de conectividade e segurança, no caso, a Cloudflare. Como uma parte significativa do tráfego da internet passa pelos servidores da empresa, qualquer falha pode gerar um efeito em cadeia.
“Hoje a internet passou por um momento bem instável. Uma grande empresa que fornece serviços de conectividade e segurança enfrentou um período de instabilidade, e todo o tráfego que passa por esse serviço acabou sendo afetado. Isso prejudicou o funcionamento de diversas aplicações, como sites, sistemas e bancos”, explicou.
Cristiano detalha que a Cloudflare usa uma tecnologia que armazena cópias de páginas e arquivos em servidores distribuídos mundialmente, acelerando o carregamento dos sites.
Quando um desses servidores tem problemas, o sistema simplesmente não sabe onde localizar as informações necessárias.
“É como se existisse uma ‘pastinha’ com arquivos distribuída em várias partes do mundo. Quando o serviço fica indisponível, eu não consigo localizar essa pastinha. Sem encontrar o destino, a página não carrega e aparece um erro de indisponibilidade”, disse.
Por que os portais de notícias ficaram instáveis?
O especialista explica que sites são formados por várias partes armazenadas em locais diferentes. Se uma única peça fica inacessível, a página pode não carregar.
“Todo site tem um endereço eletrônico, mas as partes que o compõem podem estar em locais distintos. Se uma dessas partes fica indisponível, o site pode carregar errado ou simplesmente não carregar. Possivelmente, parte do conteúdo do Cidadeverde.com estava em um local que ficou inacessível, e como o sistema precisa de todas as peças, a página ficou indisponível”, detalhou.
Para evitar esse tipo de “pane” Cristiano afirma que empresas e portais devem investir em cópias dos arquivos em diferentes servidores prontos para assumir quando surgir alguma falha.
“É essencial ter mecanismos que permitam acionar um plano B. Isso inclui ter o mesmo arquivo replicado em outro local acessível para redirecionar o acesso automaticamente. Se um serviço falha, outro assume. São essas alternativas que evitam que uma única indisponibilidade derrube todo um sistema”, finalizou.