A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Saúde (Sesapi), inauguraram, nesta sexta-feira (11), o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea). O espaço fica localizado em Teresina, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e do Centro Integrado de Educação Especial (Cies).
O Centro oferece atendimentos realizados por uma equipe composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, e outros profissionais. Além disso, o espaço conta com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí e com uma sala de estímulo multissensorial.
O objetivo é oferecer um lugar específico no Piauí, onde pessoas com Transtorno do Espectro Autista de todas as idades, e suas famílias, possam ter um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias, contribuindo com a melhoria na vida.
O Centro ficará sob a administração da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o acesso aos atendimentos será através de regulação do SUS, no qual a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), solicitando a triagem para o novo Centro