Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O Governo do Piauí publicou, no Diário Oficial do Piauí, na última segunda-feira (14), duas portarias que promovem alterações nos comandos internos do Batalhão de Policiamento de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) e do 13º Batalhão da PM. No total, 17 mudanças foram oficializadas, entre dispensas e designações de oficiais para funções de comando, subcomando e chefia de seções.
No BPRONE, o 2º Tenente Edvaldo Nonato de Sousa foi dispensado da função de comandante da 1ª Companhia e passou a responder interinamente pela 2ª Companhia, acumulando com as funções que já exercia. O 2º Tenente Rogério Evangelista Pereira da Silva deixou o comando da 2ª Companhia e assumiu interinamente a 3ª Companhia. Já o 2º Tenente Piroelton da Costa Carvalho foi dispensado da 3ª Companhia e designado para atuar como subcomandante da 1ª Companhia. A única nomeação definitiva foi a do Capitão Miquéias de Souza e Silva, que assumiu a função de comandante da 1ª Companhia.
No 13º BPM, o Capitão Mário Sérgio Silva Ramos foi dispensado do comando da 1ª Companhia, função assumida pelo 2º Tenente William Vinícius de Almeida Martins. O 2º Tenente Armando Araújo de Macedo deixou as funções de subcomandante da 1ª Companhia e chefe da 2ª Seção, sendo substituído pelo 2º Tenente Lerysson Bruno de Oliveira Farias. A 2ª Companhia, antes sob responsabilidade interina do Capitão José Roberto dos Santos Sousa, passou a ser comandada pelo 2º Tenente Josuer Saraiva e Silva Júnior.
O subcomando e a chefia da 3ª Seção ficaram com o 2º Tenente Hugo Soares Santos, substituindo o Tenente Irapuan Freire da Cruz, que foi designado para o comando interino da 3ª Companhia. Já o 2º Tenente José Raimundo Nonato Cavalcante, antes comandante interino da 3ª Companhia, foi designado como subcomandante da mesma unidade e chefe da 5ª Seção.
As nomeações foram formalizadas pelas portarias nº 220 e nº 226, assinadas pelo comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva.