Foto: Ricardo Stuckert/PR
O estado do Piauí foi contemplado com 666 equipamentos e empreendimentos na área da saúde por meio do Novo PAC Seleções 2025, anunciado nesta quinta-feira (17) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante agenda oficial em Juazeiro (BA). A iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal para ampliar o acesso à saúde pública no país, com investimentos que somam R$ 6 bilhões.
Veja a lista completa de obras
Entre os itens destinados ao Piauí estão:
1 policlínica
47 ambulâncias do Samu
24 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
32 unidades odontológicas móveis
4 Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
348 combos de equipamentos para UBS
210 kits de teleconsulta
O objetivo da seleção é reduzir vazios assistenciais e aproximar o atendimento especializado da população, especialmente nas regiões mais distantes dos grandes centros. A policlínica, por exemplo, permitirá atendimentos em diversas especialidades médicas em um único local, reduzindo deslocamentos de até 200 quilômetros, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
“Estamos distribuindo 7 mil kits de teleconsulta nas UBS do país, justamente para que, mesmo em locais remotos, a população tenha acesso a um especialista”, destacou o ministro.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que as novas policlínicas, além de receberem recursos para funcionamento, terão horários estendidos dentro do programa “Agora tem Especialistas”, que busca zerar as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, foram selecionadas 11.904 propostas no eixo da saúde, beneficiando 5.290 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A seleção é parte de um processo mais amplo do Novo PAC Seleções, que recebeu 35.119 propostas de 5.537 municípios em quatro áreas: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; e Cidades Sustentáveis e Resilientes. O programa prevê investimento total de R$ 49,2 bilhões.