Pedro Geraldo ao centro / Foto: Reprodução
Em reunião da Comissão Executiva Estadual - CEE do Partido dos Trabalhadores (PT), no último dia (22) de julho de 2025, em Teresina – Piauí, atendendo a um recurso impetrado pelo candidato derrotado nas eleições do Diretório Municipal de São Luís do Piauí, a comissão se reuniu para deliberar sobre o assunto e dar um parecer analisando ao pedido.
No último dia (6) de julho, foi realizada as eleições do diretório municipal do PT de São Luís do Piauí, onde o candidato Pedro Hipólito de Sousa (Pedro Geraldo) foi eleito com 22 votos, contra o segundo candidato que obteve 21 votos.
Alegando que Pedro Geraldo estava irregular perante o partido, o candidato derrotado recorreu a Comissão Eleitoral Estadual (COE) do Partido dos Trabalhadores do Piauí, para tentar anular a eleição, e com isso ser realizada nova eleição em data a ser marcada.
Durante a reunião da CEE, foi realizada a votação através dos membros que confirmou Pedro Geraldo como o candidato eleito, e que deverá tomar posse no mês de setembro vindouro.
Trecho da decisão da Ata: “Finalizadas as discussões sobre a pauta, o presidente seguiu com votação nominal, convocando os membros da executiva a se manifestarem sobre as propostas: 1) Pela manutenção do resultado da eleição e, 2) Pela não manutenção do resultado da eleição, no final, venceu a proposta 1), por 11 votos a favor e 1 abstenção, que mantém o resultado da eleição que elegeu como presidente o ex-vereador Pedro Hipólito de Sousa, do município de São Luís do Piauí. Para conhecimento geral, o presidente João de Deus determinou ainda, urgência na lavratura da ata da reunião e seu imediato, encaminhamento à SORG Estadual e SORG Nacional. Não havendo mais nada a relatar, o presidente declarou a reunião encerrada, e eu, Joelson Rodrigues de Oliveira, secretário geral, lavro a presente ata, que, depois de lida e achada de conforme, vem por mim assinada e por quem mais for de interesse”.
Veja o relatório aqui: